Veja o expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta segunda-feira (18)
O pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta segunda-feira (18), foi estendido, por acordo entre as lideranças, para contemplar a fala de todos inscritos, que repercutiram suas agendas e variados temas. Os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente da Casa, deputado Zé Raimundo Fontes (PT), e pelo 2º secretário da Mesa, deputado Samuel Junior (Republicanos).
Raimundinho da JR (PL) registrou a entrega de 41 ambulâncias para o interior, fruto de emendas parlamentares, feita pelo governador Jerônimo Rodrigues pela manhã. Ele também chamou de criminosa e desrespeitosa a fala do prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, que acusou todos deputados estaduais de serem comprados pelo governador.
Olívia Santana (PC do B) comemorou a decisão judicial que suspendeu leilão de área de preservação ambiental no Corredor da Vitória, bairro nobre da capital baiana, pela Prefeitura de Salvador. Segundo ela, a área pública de 6.699 m², assim como outras 113 já desafetadas pelo município, interessa a grandes grupos econômicos da construção civil.
Samuel Junior (Republicanos) recorreu à cena da gaita que ressuscitou Chicó, da obra O Auto da Compadecida, para lamentar o retorno da construtora, alvo da operação Lava Jato, Odebrecht, hoje Novonor, em licitações do Governo Federal para obras na Refinaria Abreu e Lima. O republicano também condenou a fala do prefeito de Brumado.
Robinson Almeida (PT) celebrou a chegada das ambulâncias que vão para o interior, fruto de emendas parlamentares, destacando o trabalho do deputado federal licenciado Afonso Florence para Serra Dourada. Ele também definiu como chocante os depoimentos de militares de alta patente que ratificam a articulação golpista do ex-presidente Bolsonaro.
Zé Raimundo Fontes (PT) registrou agenda em Brasília, no anúncio dos 100 institutos federais, sendo oito na Bahia, acompanhado de comitiva dos municípios beneficiados Macaúbas e Poções. Também contestou Samuel Junior a respeito da Lava Jato, sustentando ligação de procuradores com a CIA e motivação externa contra empresas brasileiras.
Fabíola Mansur (PSB) ressaltou o ato do governador Jerônimo Rodrigues, neste domingo (17), em Irecê, para expansão do Hospital Mário Dourado Sobrinho, com entrega de 67 novos leitos, 35 de UTI, e um centro de parto normal. Ela também saudou o jornalista Jorge Ramos pelo trabalho na campanha de Cachoeira como Patrimônio da Humanidade.
Tiago Correia (PSDB) lembrou o Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, saudando todos os trabalhadores do segmento e convidando os parlamentares a prestigiar a Semana do Artesão, que acontece no Campo Grande, em Salvador, desta terça-feira até domingo. O tucano prestou homenagem ainda através de moção de congratulações na Casa.
Rosemberg Pinto (PT) destacou os R$ 11 milhões em emendas de parlamentares para aquisição de 41 ambulâncias, entregues pelo governador nesta manhã, e citou o início da sondagem de águas rasas e profundas para obra da ponte Salvador-Itaparica. Ele anunciou tratativas com o presidente Adolfo Menezes e o líder Alan Sanches para que o plenário aprecie, nesta terça, a PEC da Reeleição, além de solicitar a inclusão, na pauta, do PL do Executivo que pede autorização para contratar novo empréstimo.
Alan Sanches (UB) anotou que a PEC da Reeleição, além de ter o apoio da maioria da Casa, tendo sido protocolada com o número de 47 assinaturas, já cumpriu todos os prazos regimentais e está pronta para ir a plenário. Líder da minoria, o deputado informou que se reunirá com o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, e o líder da maioria, deputado Rosemberg Pinto, para tratar da votação da matéria, que necessita, lembra ele, de 39 votos para passar.
Hilton Coelho (Psol) antecipou seu voto contrário à PEC da Reeleição, proposta que permite a recondução da Mesa numa mesma legislatura, afirmando ter sido surpreendido com a possível inclusão na pauta já para esta terça-feira (19). O psolista registrou também participação em assembleia da categoria de educadores de Salvador, externando solidariedade ao movimento que exige o pagamento do piso nacional.