Unidade de Hemodiálise Cruz das Almas recebe 25 pacientes em primeiro dia de funcionamento
Com a proposta de promover uma assistência linear do paciente com doença renal crônica, desde ambulatório de doença renal até os diferentes métodos de terapia de substituição renal (peritoneal e hemodiálise), o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), deu início ao funcionamento da Unidade de Hemodiálise Cruz das Almas, nesta segunda-feira (09).
Inaugurada pelo Governador da Bahia, Rui Costa (PT), a unidade 100% SUS chega oportunizando o acesso da população à Atenção Especializada em Doença Renal Crônica (DRC) – Hemodiálise e Diálise Peritoneal, o acompanhamento de pacientes nos estágios pré-dialíticos e do matriciamento da Atenção Básica com o intuito de orientar profissionais quanto ao manejo clínico da DRC nas fases iniciais da doença.
O funcionamento da unidade, no que diz respeito à melhora na qualidade de vida e dignidade da população de Cruz das Almas e região, já representa um avanço. No primeiro dia foram realizados 25 atendimentos e com 100% de aprovação por parte dos pacientes.
Reginaldo de Jesus comemora a conquista e afirma que é o momento mais marcante desde o início do seu tratamento.
“Fazer o tratamento aqui em Cruz das Almas é espetacular porque me dá mais conforto e tranquilidade. Agora, assim que termino o procedimento, chego em casa em minutos, antes precisava pegar a estrada. Tenho que deixar registrado a minha enorme felicidade com essa clínica, muito obrigado! ”.
Júlio César dos Santos também revelou a satisfação com o atendimento e elogiou a estrutura da unidade. “Que lugar bem estruturado, organizado, tudo novinho, aqui é nota 10! Estou muito feliz e satisfeito, todos que construíram essa clínica e os profissionais estão de parabéns! ”.
A opinião da paciente Joana Angélica Bahia, 69 anos, não é diferente dos demais pacientes. Ela garante que o tratamento na Unidade Cruz das Almas é excelente. “Realizar meu tratamento aqui é maravilhoso, estou simplesmente encantada com tudo que vi, minha enfermeira Celi, um doce de menina e minha doutora Ísis tão atenciosa. Aqui é o melhor lugar para fazer hemodiálise; se surgir algum comentário que não seja agradável é porque a pessoa não conhece e nunca esteve aqui”, garantiu.
Dra Ísis Figueredo diretora médica informa que a Unidade de Hemodiálise funciona com 35 máquinas em 2 turnos, atendendo a 140 pacientes/mês, podendo chegar a atender até 300 pacientes/mês, utilizando sua capacidade máxima de 50 máquinas em 3 turnos.
“A implantação dessa unidade se deu devido a um projeto do IBDAH em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal e representa um ganho enorme para a vida de centenas de pessoas que precisavam acordar de madrugada para realizar o tratamento de hemodiálise em outra cidade. O funcionamento do serviço hemodiálise aqui em Cruz das Almas trouxe maior conforto e qualidade no atendimento, reduzindo as distâncias percorridas pelos pacientes”, avaliou.
Construída em uma área de aproximadamente 2.000m, o funcionamento desse serviço chega para beneficiar toda a Região de Saúde de Cruz das Almas cuja população é superior a 270 mil habitantes, atendendo dessa forma a 9 municípios, o que reduzirá assim, o deslocamento dos pacientes que precisam desse serviço e que buscavam essa assistência em Valença, Feira de Santana e até mesmo em Salvador.
Fonte:BNews