Cidades
Uber lança em Salvador nova opção para enviar itens de moto
A Uber lança nesta segunda-feira (21/6) em Salvador uma nova modalidade do Uber Flash, serviço exclusivo para o envio de itens: o Uber Flash Moto. Com a novidade, os usuários poderão solicitar viagens para enviar itens via motocicleta para amigos e familiares, sem sair de casa.
O produto foi criado para colaborar com o distanciamento social e ao mesmo tempo ser uma opção complementar de ganhos para os entregadores parceiros do Uber Eats que usam moto. Além disso, as viagens de Uber Flash Moto são cerca de 25% mais baratas do que as entregas de Uber Flash em automóveis.
O Uber Flash Moto já está disponível em Recife e Maceió e chega hoje a outras cidades do país. A modalidade foi pensada para atender a necessidade de transporte de objetos como pacotes, presentes, documentos e outros artigos pessoais de pequeno porte, que possam ser acomodados dentro dos compartimentos de entrega.
Para minimizar o contato físico, a recomendação é usar o chat do aplicativo para conversar com o entregador parceiro e fornecer mais orientações, se necessário. O usuário que solicitar a viagem precisa informar os dados de quem vai receber ou entregar o item, para que tanto quem envia quanto quem recebe o objeto tenha acesso às informações da viagem e ao mapa do trajeto, atualizado em tempo real. Além disso, as duas pontas também recebem alertas em seus smartphones quando a moto está se aproximando, e o entregador parceiro pode entrar em contato com as duas partes por mensagem ou ligação dentro do app.
Não é permitido enviar itens de valor ou cujo transporte seja proibido por lei ou pelas regras da modalidade. Antes de cada solicitação, as regras do Uber Flash Moto são exibidas no aplicativo para que o usuário possa verificar e concordar antes de seguir com o pedido.
O Flash foi uma das novidades da Uber na pandemia que foram mais bem recebidas por usuários — em 2020, mais de um milhão de itens foram enviados com a modalidade no país. Segundo pesquisa com usuários, os itens mais enviados foram presentes, flores, comida, documentos, roupas e chaves. Como a Uber é uma comunidade, também ajudou a aumentar o número de pedidos para os motoristas parceiros e os ajudou a gerar mais renda .