Política

Direto do Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)

Dirigido pelo presidente Adolfo Menezes, o pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta terça-feira (12), contemplou a fala das deputadas e deputados inscritos, que repercutiram suas agendas, além de trazer suas pautas e posicionamentos. Durante o horário, foi informado pelos líderes da maioria e da minoria, respectivamente Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches (UB), que as bancadas indicarão os nomes para compor a Comissão de Ética da Casa essa semana.

Robinho (UB) mostrou preocupação com os dados do Monitor da Violência do portal G1, que indicam a Bahia como Estado com maior registro de mortes violentas no Brasil pelo 5º ano seguido, pedindo mais atenção do governo para segurança pública. Ele também citou dados críticos sobre desemprego e educação da Bahia, cobrando empenho do Executivo.

Olívia Santana (PC do B) comemorou o anúncio, feito pelo presidente Lula, de que a Bahia receberá oito novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia até 2026. Ela enumerou os investimentos do Governo do Estado na área de educação, sobretudo a entrega de novas escolas, e parabenizou os profissionais de Biblioteconomia pelo seu dia.

Hilton Coelho (Psol) voltou a cobrar apreciação do projeto (PLC 154/2023) dos defensores públicos na Casa, citando ações itinerantes da instituição para atender a população baiana. Anotou ainda participação em ato dos educadores de Salvador pelo pagamento do piso nacional, anunciando manifestação do movimento estadual, no CAB, nesta quarta (13).

Maria del Carmen (PT) destacou homenagem que prestou, com moção de aplausos na ALBA, à Fundação Visconde de Cairu, que completou 119 anos neste 12 de março. A petista rememorou a origem da instituição, em 1905, atrelada ao surgimento de indústrias e necessidade de desenvolvimento profissional de jovens e elogiou sua contribuição à educação no país.

Samuel Junior (Republicanos) usou uma passagem bíblica para criticar fala recente do ministro Gilmar Mendes, do STF, que afirmou ter sido relatado a existência de uma ‘narcomilícia evangélica’ em atuação no Rio de Janeiro. Ele pediu respeito às denominações evangélicas do Brasil, lembrando o trabalho social exercido pelas igrejas.

Tiago Correia (PSDB) comunicou que a Comissão de Infraestrutura aprovou requerimento de sua autoria para realização de audiência pública sobre insatisfação dos usuários com a prestação dos serviços da ViaBahia, administradora, na Bahia, das BRs 324 e 116. Ele também parabenizou o prefeito de Salvador, Bruno Reis, pelo desempenho em pesquisa.

Zó (PC do B) comemorou desfecho da reunião, com representantes da adutora da Mineração Caraíba, que discutiu a majoração na tarifa de água para cerca de 800 irrigantes da região de Juazeiro. Segundo o deputado, após apresentar argumentos e números, o aumento – que impactaria diretamente produtores e consumidores – foi suspenso.

José de Arimateia (Republicanos) subiu à tribuna para destacar a atuação de entidades e hospitais de Feira de Santana, que atendem a toda região. O parlamentar parabenizou os 40 anos do Hospital Geral Clériston Andrade, os 165 anos da Santa Casa de Misericórdia e os 21 anos do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine (CMDI).

Robinson Almeida (PT) ressaltou o lançamento, na Bahia, do programa do Governo Federal intitulado Pé-de-Meia, que vai instituir uma poupança para estudantes do ensino médio. Ele informou que foram aprovadas audiências relacionadas à Coelba, ao criticar o péssimo serviço prestado e solidarizar-se com trabalhadores recentemente demitidos pela empresa.

Dr. Diego Castro (PL) sublinhou a passagem, no último final de semana, pela Bahia, do ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa Michelle Bolsonaro, exaltando a realização das atividades do seu partido em Salvador. O liberal lamentou dois casos, na mesma semana, de perdas no quadro da Polícia Militar baiana, identificadas, segundo ele, como suicídios.

Rosemberg Pinto (PT) chamou a atenção para uso de termos inadequados nos discursos, como palavras chulas ou de baixo calão, pedindo mais atenção dos colegas e sua retirada nos registros. Ele falou ainda que vem preparando, junto com alguns colegas, temas atuais para serem debatidos no Parlamento baiano, como a descriminalização da maconha.

Alan Sanches (UB) repercutiu os índices do Monitor da Violência do G1, que colocam, pelo 5º ano consecutivo, a Bahia como o Estado com maior registro de mortes violentas no país, com 4.848 homicídios em 2023. Ele reiterou sua confiança na Polícia Civil e no Comando da PMBA, cobrando do Executivo mais planejamento, tecnologia e prioridade para Segurança Pública.

Ricardo Rodrigues (PSD) comemorou a aprovação da participação da Comissão de Agricultura da ALBA na 23ª Expoagri 2024, que será realizada, em Irecê, no mês de abril. Vice-presidente do colegiado, o pessedista lembrou que a cidade sediou reunião da comissão itinerante ano passado. Registrou ainda visita, junto com outros membros da Comissão de Saúde, ao Hospital Ortopédico do Estado.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo