TRE-BA empossa Ricardo Borges Maracajá como desembargador eleitoral substituto
O jurista assume a vaga na corte para o biênio 2024-2026; Cerimônia foi realizada na tarde desta segunda-feira (10/6), na Sala de Sessões do Regional
Na tarde desta segunda-feira (10.06), aconteceu a posse do advogado Ricardo Borges Maracajá Pereira como desembargador substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para o biênio 2024/2026. Ricardo Maracajá foi escolhido, no dia 3 deste mês, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em lista tríplice indicada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) passa a ter uma nova composição. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Danilo Costa Luiz e Ricardo Borges Maracajá para as funções de desembargador titular e substituto, respectivamente.
Ricardo Maracajá foi escolhido por Lula dentre uma lista tríplice de advogados reconhecidos com notável saber jurídico, todos eles indicados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ricardo foi nomeado para o posto que antes pertencia a Carina Cristiane Canguçu Virgens.
Advogado há muitos anos, especialista em Direto Eleitoral, Direito Tributário e Gestão Esportiva, Ricardo Borges Maracajá se destacou na carreira atuando como procurador-geral do município de Santa Bárbara, entre 2017 e 2020. Posteriormente, ele também atuou como procurador em Terra Nova, entre 2021 e 2023.
Neto dos ex-dirigentes do Esporte Clube Bahia, Benedito Borges e Paulo Maracajá, Ricardo também ocupa, desde 2021, o posto de auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA).
Ele disputava a vaga de desembargador substituto do TRE-BA contra os advogados Matheus Cayres Mehmeri Gusmão e Luiz Machado Bisneto, tendo sido o mais votado pelos desembargadores do TJ-BA.
Decreto publicado no Diário Oficial da União, terça-feira (4), também assinado pelo ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, Danilo Costa Luiz ingressa no TRE-BA devido ao término do primeiro mandato de José Batista de Santana Júnior.