Notícias

TECNOLOGIA: RESPIRADOR 37 VEZES MAIS BARATO QUE O CONVENCIONAL É CRIADO NA UFPB

Respirador já tem licença para ser produzido em grande escala

O respirador pulmonar criado em 48 horas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve a licença liberada para produção por empresas. O valor de custo dele é de R$ 400, ou seja, 37 vezes mais barato do que o disponível no mercado.

Para conseguir permissão pra produzir o respirador, basta a empresa interessada mandar um e-mail para a Agência UFPB de Inovação Tecnológica – Inova-  inova@reitoria.ufpb.br .

As empresas precisam ter autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir o aparelho, que precisará passar por testes pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Mas as tramitações burocráticas e os testes poderão ser acelerados devido à urgência, com o aumento de casos de Covid-19 no país.

O ventilador pulmonar foi desenvolvido na UFPB em 48 horas pelos inventores Railson Ramos, Mario Ugulino, Válber Almeida, Tiago Maritan e Marcos Alves.

Dados técnicos

Ele usa a tecnologia touch-screen, é equipado com sistema multibiométrico e se conecta via wireless.

Por isso, dá pra acessar, monitorar e operar o respirador remotamente, em tempo real, pelo aplicativo do smartphone.

Os técnicos informam que dá para montar e programar o aparelho em apenas 1 minuto.

Eles lembram também que, ele não é um respirador de emergência, por isso ser usado indefinidamente, ou seja, para substituir os convencionais que existem no mercado.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Um comentário

Deixe um comentário

Verifique Também
Fechar
Botão Voltar ao topo