SMDR visita Uesb de Itapetinga para conhecer e transferir tecnologia pioneira no desenvolvimento de aves
Uma comitiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) visitou o campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Itapetinga, para conhecer a tecnologia em genética de avicultura desenvolvida pela instituição. Durante a visita foi firmada uma parceria para a implementação de programas relacionados à criação de aves em Vitória da Conquista.
A equipe foi recebida pelo professor do curso de zootecnia, Ronaldo Vasconcelos, e na oportunidade foi lavrado um Termo de Cooperação Técnica entre a SMDR e a Uesb para o desenvolvimento de programas sobre avicultura sustentável. A transferência dessa tecnologia deverá favorecer principalmente os pequenos criadores de aves do município.
Na visita, foram observadas algumas raças que chamaram a atenção tanto pela sua adaptabilidade e produtividade, quanto pela postura para o abate.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, o próximo passo será visitar e catalogar as regiões e os produtores aptos a receber este projeto. “Acreditamos que a Uesb, reconhecida pela sua excelência acadêmica e expertise na área de agricultura e pecuária, é a parceira ideal para auxiliar no desenvolvimento e implementação dessas ações. Nossa intenção é estabelecer um acordo de cooperação que beneficie tanto a comunidade rural quanto a universidade, por meio do compartilhamento de conhecimentos, recursos e experiências”, destacou Breno.
Além do secretário, participaram da visita os agrônomos da SMDR, Sálvio Gusmão, João Rubens e Ueslei Leonardo.