SMDR certifica mais uma empresa com Selo do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, o produtor Alírio Júnior preencheu os requisitos necessários para a emissão do SIM, que passa por fiscalização da SMDR junto à Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Este é o segundo selo expedido pela SMDR com o parecer final do nosso veterinário, Nivaldo Sales. A partir da certificação, produtor e consumidores terão mais segurança para comercializar e comprar esses produtos”, declarou Breno.
Instituído oficialmente pela Lei nº 2007/2014, aprovada pela Câmara Municipal, o selo abre as portas para que pequenos e médios produtores, além de estabelecimentos, possam expandir e comercializar os seus produtos regularizados e fiscalizados, como mercados, padarias e feiras livres, dentro das normas sanitárias vigentes.
Para que o selo possa ser concedido, o produtor deve cumprir todos os critérios técnicos para que assim possa trabalhar de forma legal. Isso perpassa, também, pelo trabalho de Vigilância Sanitária (Visa), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Iniciamos a parceria com a SMDR em 2020 e a Vigilância tem técnicos aptos para avaliação e aprovação de projeto arquitetônico, dos rótulos e do estudo de visibilidade, além da parte instrutiva que é passada aos regulados”, explicou Maico Mares, coordenador da Visa.
Os agricultores que tiverem interesse em obter a certificação podem entrar em contato com a SMDR pelo número (77) 3424-7012, que irá informar os documentos a serem apresentados e, posteriormente, agendar uma visita para ver o que precisa ser feito para que o estabelecimento ou produto seja regularizado.