Cidades

VITÓRIA DA CONQUISTA – PREFEITURA MANTÉM MONITORAMENTO DE ÁREAS AFETADAS PELAS CHUVAS E ASSISTÊNCIA ÀS FAMÍLIAS ATINGIDAS

Até a tarde deste sábado (22), os pluviômetros monitorados pela Defesa Civil Municipal já haviam registrado uma precipitação de, aproximadamente, 140 milímetros de chuva em Vitória da Conquista, computados desde o início da noite de quinta-feira (20) – um índice bem acima dos 40 milímetros que eram esperados para todo o fim de semana.

Os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não previam possibilidades de chuva para o município, e concentravam suas atenções na região do Extremo Sul baiano. “O alerta era para o Extremo Sul. Mas, com certeza, aconteceu algum fator meteorológico que trouxe essa chuva até a região Sudoeste. E toda a nossa equipe está nas ruas dando atendimento à população”, afirmou a prefeita Sheila Lemos, mencionando o avanço de uma frente fria sobre a região que inclui a Bahia – o que, de acordo com o Inmet, foi o fenômeno responsável pelas inesperadas chuvas torrenciais deste final de semana em Vitória da Conquista.

Depois de percorrer o loteamento Santa Cecília e a parte alta do Panorama, onde as máquinas da Prefeitura operam desde a noite de quinta-feira para dar conta dos prejuízos causados pelas chuvas e liberar o acesso da população, Sheila informou sobre os próximos passos do cronograma de recuperação e determinou que equipes das secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Serviços Públicos (Sesep), Meio Ambiente (Semma) e da Defesa Civil se mantivessem em regime de plantão para atender às pessoas atingidas pelas chuvas.

Nessa região, foram registrados o desabamento de um muro, no Panorama, e o alagamento de um estabelecimento comercial na Rua Paulino Fonseca, nas imediações do canal de drenagem do Santa Cecília. No primeiro caso, a família que vive na residência foi transferida temporariamente para a casa de familiares. Já no imóvel do Santa Cecília, onde funciona uma fábrica de móveis, o nível da água chegou a atingir mais de um metro de altura e deixou ilhado, por algum tempo, o marceneiro Jaime Bispo, que havia corrido até o local com a esperança de conseguir salvar alguma coisa.

“Foi muita chuva num período muito curto. Como todos sabem, a parte alta do Panorama está sofrendo intervenções na macrodrenagem, e o solo ainda está muito mole. Esse solo acabou descendo e chegou ao Santa Cecília, causando alagamento”, explicou Sheila.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.