Cidades

VITÓRIA DA CONQUISTA REVITALIZAÇÃO DA LAGOA DAS BATEIAS JÁ CHEGA A 50 MIL METROS QUADRADOS

Em dois meses de trabalho ininterrupto no Parque Ambiental da Lagoa das Bateias, completados na quarta-feira (3), a Prefeitura de Vitória da Conquista já retirou mais de duas mil toneladas de materiais – incluindo matéria orgânica, como as taboas que ocupavam quase toda a extensão do espelho d’água, além de uma grande quantidade de lixo descartado de forma irregular.

“Estamos completando dois meses de trabalho ininterruptos”, destaca Lucas Batista, coordenador da Central de Equipamentos (Deserg), setor vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Segundo Lucas, o trabalho continua com a mesma intensidade com que foi iniciado no dia 3 de março. “Ontem foi dia de celebrar e de agradecer a cada colega que está trabalhando dentro d’água, aos operadores das máquinas, aos que estão lidando com o cabo de aço, pegando e retirando as taboas”, afirmou o coordenador, que informou ainda: “Muito em breve, a prefeita Sheila Lemos vai apresentar o projeto de como ficará a Lagoa das Bateias, toda revitalizada e muito mais bela”.

Na atual etapa de revitalização dos 503 metros quadrados de área verde, a equipe já fez a roçagem e a limpeza de uma área que chega a aproximadamente 50 mil metros quadrados, deixando novamente à mostra boa parte do leito da lagoa, que há anos não era vista pelos moradores.

Assim que for concluída a fase de retirada das taboas, terá início a segunda etapa do trabalho, que envolve a reforma da área ao redor da lagoa. Serão feitos melhoramentos na ciclovia, no calçadão onde as pessoas fazem caminhadas, nos espaços dedicados a outras práticas esportivas e nos quiosques. Também serão instalados novos equipamentos, oferecendo aos frequentadores novas opções de lazer.

Além da Seinfra, que participa dos estudos e da topografia, e disponibiliza a equipe do Deserg, a revitalização conta com a presença da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), cujos técnicos se ocupam do levantamento sobre a fauna e a flora do parque – e, quando necessário, providenciam o resgate de animais e do transporte destes para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo