Sefaz-Ba realizará o projeto Reunião de Metas na próxima quarta-feira (20)
Encontro será em Salvador
Sefaz-Ba realizará o projeto Reunião de Metas na próxima quarta-feira (20)
A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-ba) realizará o projeto Reunião de Metas na próxima quarta-feira (20), em Salvador. O evento que contará com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia tem entre os seus objetivos apresentar o comportamento da arrecadação, a situação financeira do Estado e os principais projetos implantados em 2023. Sob a liderança do secretário Manoel Vitório, o encontro terá espaço para sugestões dos gestores, visando à melhoria do desempenho do fisco e das estratégias de combate à sonegação.
Na abertura, o subsecretário da Fazenda, João Aslan, apresentará para os participantes detalhes da reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional e que irá afetar diretamente o trabalho dos fazendários. Na sequência, a equipe da Superintendência de Administração Tributária (SAT) irá mostrar os números da arrecadação do Estado em 2023 e as perspectivas para 2024, com uma análise do desempenho das inspetorias.
A manhã será encerrada com um panorama da situação financeira do Estado e uma apresentação sobre a estratégia operacional para implantação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Na parte da tarde os temas serão a Malha Fiscal Censitária, os novos processos do planejamento e execução fiscal, o novo site da Sefaz-Ba, os projetos do Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal (Profisco II) e a visão estratégica da Auditoria Geral do Estado (AGE).
Os investimentos em tecnologia e infraestrutura têm sido focos do trabalho da Sefaz-Ba nos últimos anos, com ações inovadoras nas áreas tributária e financeira que têm sido decisivas para a manutenção do equilíbrio das contas públicas. Entre os resultados alcançados, no âmbito das receitas está a melhoria da performance do fisco baiano, que superou a média dos estados entre 2013 e 2022, fazendo com que a Bahia tenha aumentado progressivamente no período, de 4,2% para 4,92%, a sua participação no total do ICMS arrecadado nacionalmente.
O Estado da Bahia obteve uma economia real de R$9,4 bilhões com o custeio da máquina pública, por meio do programa de Qualidade do Gasto Público. Com estes resultados, a Bahia deu a sua contribuição para a retomada da economia brasileira ao chegar a R$ 3,8 bilhões em investimentos públicos nos primeiros seis meses de 2023.