SALVADOR – Pós NRF 2023: discussão sobre futuro do comércio destaca avanços do Brasil, cases de sucesso e inovações para lojistas
“Preciso ressaltar que o Brasil hoje, no que diz respeito ao comércio e varejo, não deve nada para qualquer país ocidental. No oriente, só perde para a China. Em processos e tecnologia, estamos no topo, bem longe de qualquer defasagem”.
A declaração é do especialista em varejo, Alberto Serrentino, durante o evento “Pós NRF 2023 – Tendências para o varejo”, na quarta-feira (08/03), em palestra para lojistas e empresários baianos. O encontro foi organizado pela FCDL Bahia, CDL Salvador, Fecomércio Bahia e Sebrae Bahia.
Durante a conversa, Serrentino apresentou cases, falou sobre inovações e destacou as grandes novidades que surgiram na maior feira do varejo mundial, o Big Show da NRF edição de 2023, realizada em Nova Iorque (EUA).
Desafios
Durante sua fala, Serrentino tratou dos principais desafios do setor de comércio em 2023: geração de emprego, inflação, taxa de juros e a possibilidade de recessão. Ele destacou que muitas empresas já estão se organizando para esse tipo de cenário. Sinalizou que neste ano web 3.0, inteligência artificial, diversidade/sustentabilidade, futuro da loja e tecnologia são os pontos que mais vão gerar transformações.
Ele citou os novos processos de robotização criados pela Amazon em centros de distribuição e galpões, e a chegada da Amazon Fresh, um supermercado high tech sem caixas. “Uma startup de Israel criou uma ferramenta que mapeia a peça de roupa e faz todo o processo de tagueamento por meio de inteligência artificial. Para a indústria isso tem um impacto positivo, pois desburocratiza e agiliza processos”.
O especialista também listou setores que estão em alta como é o caso do mercado de pets, farmácia e alimentação enquanto outros como eletro, móveis, informática e materiais de construção dependem mais de uma melhora da situação do país, e têm crescido menos.
Legado
Referindo-se ao legado da pandemia, Serrentino citou menos tráfego nas lojas, novas jornadas do consumidor, vendas online e mudança do estabelecimento físico. “Hoje, a loja é um hub para conquistar clientes, realizar ações de relacionamento e até intervenções, artísticas ou não”.
Os convidados do “Pós NRF 2023 – Tendências para o varejo” foram recepcionados pelos presidentes da FCDL Bahia, Pedro Failla, da CDL Salvador, Alberto Nunes, e do Sistema Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, e também pelo superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury.
Créditos: Bruno Ganem – AC Comunicação