Política

Eleições e decisões judiciais alteram bancadas na AL-BA; PT lidera com 11 deputados

As bancadas partidárias da Assembleia Legislativa da Bahia sofreram alterações com as últimas movimentações na política baiana. Eleições municipais, troca de partido, mudança no secretariado, além das cassações de mandatos feitas pela Justiça Eleitoral foram os motivos para as alterações. O PT passa a ter a maior bancada da AL-BA com 11 deputados, seguida pela do PSD, com 10 parlamentares e PP, com nove. 

O ex-deputado Zé Cocá venceu em a prefeitura de Jequié e Jânio Natal se tornou prefeito de Porto Seguro, com isso, entraram os recém-empossados, Carlos Ubaldino (PSD) e Bira Corôa (PT). Com as mudanças, a bancada do PP passou a ter nove parlamentares: Aderbal Caldas, Antonio Henrique Junior, Dal, Eduardo Salles, Júnior Muniz, Jurandy Oliveira, Nelson Leal, Niltinho e Robinho. Houve também impacto no PL, agora adstrito ao deputado Vitor Bonfim.

Com a chegada do deputado Carlos Ubaldino, a bancada do PSD cresceu para 10 integrantes. O grupo já contava com os parlamentares: Adolfo Menezes, Alan Castro, Alex da Piatã, Diego Coronel, Eduardo Alencar, Ivana Bastos, Jusmari Oliveira, Mirela Macedo e Rogério Andrade Filho. O PT também cresceu e chegou a 11 deputados após a posse de Bira Corôa. Além do recém-empossado, o partido é composto por: Fátima Nunes, Jacó, Marcelino Galo, Maria del Carmen, Neusa Cadore, Osni Cardoso da Silva, Paulo Rangel, Robinson Almeida, Rosemberg Pinto e Zé Raimundo.

Veja a nova composição das bancadas: 
 PT – 11; PSD – 10;  PP – 09; DEM – 05; PSB – 05; PSDB – 04; PC do B – 04; PDT – 03; PSC – 03; PSL – 02; Republicanos – 02; Patriota – 01; PL – 01; Psol – 01; MDB – 01; Avante – 01;

Substituições

No início de fevereiro de 2020, o PDT recebeu a filiação de Leo Prates, ex-DEM e deputado licenciado que se encontra no secretariado da Prefeitura de Salvador. Além de Prates, o DEM também perdeu o ex-deputado Targino Machado cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, o partido conta em suas fileiras nesse início de exercício com os deputados: Alan Sanches, Luciano Simões Filho, Pedro Tavares, Sandro Régis e Tom Araújo. O PDT, por sua vez, com a licença de Prates, conta na ALBA com os mandatos dos deputados: Euclides Fernandes, Roberto Carlos e Samuel Junior.

A cassação do mandato do deputado Pastor Tom, igualmente por decisão do TSE, reduziu de três para dois o número de parlamentares do PSL na ALBA. Agora, a legenda é representada no plenário pelos deputados: Capitão Alden e Talita Oliveira. A substituição foi por um parlamentar filiado ao Patriota que integrou a coligação do PSL no pleito estadual, e conta agora com o seu primeiro representante no Parlamento, o deputado Josafá Marinho de Aguiar.

O retorno ao Legislativo do deputado Angelo Almeida deixou a agremiação com cinco representantes. O socialista se junta aos deputados: Marcelinho Veiga, Fabíola Mansur, Marquinho Viana e Alex Lima. Já no PSDB, apesar da saída de Marcell Moraes, o partido dos tucanos permaneceu com os mesmos quatro representantes, pois houve a efetivação do deputado Tiago Correia no cargo, além da chegada do deputado Carlos Geilson, que se juntaram a David Rios e Paulo Câmara.

Fonte:BNews

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo