Cidades

Procon e Câmara de Vereadores fiscalizam agências bancárias de Vitória da Conquista

Nesta terça-feira (6), agentes do Procon e da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizaram uma fiscalização em agências bancárias da cidade. O objetivo da ação conjunta foi verificar o cumprimento da legislação quanto ao tempo de espera do atendimento e desconto nos juros quando empréstimos e financiamentos são pagos de forma antecipada.

Durante a ação, também foram verificados condições de assentos, existência de sanitários adaptados, bebedouros e disponibilidade de copos descartáveis, além de placas indicativas com informações sobre a “Lei dos 15 Minutos”.

O coordenador do Procon, Rafael Meira, explicou que o trabalho começou ontem (5) e que estão sendo lavrados autos nos casos de irregularidades, oportunizando às agências o direito de defesa. “A partir disso, o Procon vai adotar as medidas legais, podendo ser aplicadas sanções de advertência, de multa e outras previstas em lei”, completou.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores, Edvaldo Ferreira Júnior, lembrou que os poderes Executivo e Legislativo são independentes, mas é muito importante a realização de ações conjuntas. “Desde o início da composição da comissão, nós procuramos esse alinhamento com o Procon e, a partir daí, verificamos a aplicação das leis, especialmente das leis municipais em relação aos órgãos dessa cidade”, concluiu.

Enquanto aguardava na fila de uma das agências, o lavrador Vanderlito de Carvalho ressaltou a importância da iniciativa. “Isso é muito bom, porque muitas vezes estamos sendo desrespeitados como clientes”. Já Gilvânia Brito, que mora em Planalto, completou: “espero que depois disso, as coisas melhorem”.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo