Bahia

Plataforma de serviços BA.GOV.BR vence prêmio iBest pelo segundo ano, por voto popular

A plataforma de serviços públicos digitais da Bahia (http://BA.GOV.BR) conquistou pelo voto popular o bicampeonato no Prêmio iBest, concorrendo na categoria Governo Estadual, que contempla iniciativas digitais voltadas à prestação de serviços públicos. O secretário da Administração da Bahia, Edelvino Góes, recebeu o troféu do primeiro lugar, na cerimônia de premiação realizada nesta sexta-feira (14), em Porto Alegre (RS), juntamente com o diretor-executivo da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), José Rebouças.

BA.GOV.BR competiu com as plataformas Poupatempo, de São Paulo, e RS.GOV.BR, do Rio Grande do Sul. Esta é a segunda vez que a ferramenta digital baiana conquista o primeiro lugar. Na edição anterior, a plataforma também venceu na categoria Governo Estadual. O iBest, considerado um dos maiores prêmios do universo digital do país, seleciona as melhores iniciativas desse segmento.

O secretário Edelvino Goés destacou o investimento do Governo da Bahia na área digitaital. “Conquistar o bicampeonato com a plataforma BA.GOV.BR, disputando com concorrentes tão qualificados, demonstra que o Governo do Estado está no caminho certo, na direção da transformação digital, para oferecer serviços públicos cada vez mais eficientes à população”, analisou o titular da Saeb.

O gestor ressaltou, ainda, a criação de outras ferramentas tecnológicas dentro da agenda de transformação digital do Estado, para melhorar a eficiência da máquina pública e a prestação de serviços ao cidadão. “Já implantamos também outras plataformas relevantes para a gestão, como o Sistema Eletrônico da Informação (SEI-Bahia), o RH Bahia e o CAF Digital”, acrescentou o secretário.

Esta edição contou com a votação direta do público em 108 diferentes categorias, agrupadas em quatro segmentos: E-commerce, Serviços, Serviços Financeiros e Conteúdo, além de uma categoria especial. Após a seleção dos três primeiros colocados pelo voto popular, o vencedor, o segundo e o terceiro lugares foram escolhidos pela Academia iBest Brasileira, composta por especialistas e personalidades convidadas.

Plataforma – Desenvolvida pela Prodeb, em conjunto com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), a plataforma conta hoje com mais de cinco milhões de usuários cadastrados e oferece mais de 470 serviços públicos à população. Somente em janeiro deste ano, os cidadãos realizaram mais de 1,4 milhões de atendimentos digitais na plataforma.

Disponível para o cidadão desde 2018, inicialmente com o nome de SAC Digital, a solução foi aprimorada no ano passado pelo governo baiano, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) – com a marca BA.GOV.BR, passando a funcionar como canal único de informações e serviços do Estado.

Para o titular interino da Secom, Luciano Suedde, o prêmio traduz o reconhecimento da população. “O cidadão baiano é o foco principal do ba.gov.br. A plataforma disponibiliza acesso seguro e rápido a serviços diversos, além de levar informação sobre a atuação do Governo do Estado de forma clara e transparente a todos os baianos”, afirmou.

O trabalho resultou no reconhecimento externo. Além dos resultados no Prêmio iBest, o Governo da Bahia tem obtido colocações de destaque no Índice ABEP-TIC, desenvolvido pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais e Públicas de TIC, com o objetivo de compor, por meio de indicadores, o Pilar de Eficiência da Máquina Pública.

O diretor-executivo da Prodeb também comentou a premiação: “Para nós, esse prêmio é mais um resultado do esforço da equipe Prodeb para atender a todos de forma cada vez mais próxima e efetiva. Pelo segundo ano, chegamos perto da população”.

Além de Rebouças e do secretário Góes, a Bahia esteve representada no evento por Kátia Argolo, gerente de Soluções Estratégicas da Prodeb, e por Igor Takenami, coordenador-executivo de Transformação Digital da Saeb.

Investimentos – Só para este ano, através de recursos próprios, o governo prevê investimentos de mais de R$ 20 milhões em transformação digital no Estado. E não para por aí. No último dia 12, o governo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) celebraram o início das atividades do programa Bahia Mais Digital, que irá direcionar U$ 52,5 milhões para o avanço da transformação digital no Estado ao longo dos próximos cinco anos.

O encontro – uma missão de arranque promovida para viabilizar o alinhamento necessário aos primeiros desembolsos do programa – foi o primeiro evento desde a assinatura, no último dia 27 de dezembro, do contrato de empréstimo junto ao BID, que prevê a liberação para a Bahia de U$ 42 milhões em financiamento, com uma contrapartida de U$ 10,5 milhões a serem investidos diretamente pelo Estado.

Os recursos irão viabilizar a execução de uma série de ações voltadas para aprimorar a eficiência da gestão pública e promover a inclusão digital, além de ampliar a oferta e a utilização de serviços públicos digitais.

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