Política
Pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta terça-feira (25)

O pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta terça-feira (25), contemplou a fala de todos os oradores inscritos, que saudaram, em seus pronunciamentos, a composição feminina da mesa da sessão. Os trabalhos foram conduzidos pela presidente do Parlamento baiano, deputada Ivana Bastos, que esteve ladeada, no horário regimental, pelas colegas Fátima Nunes (PT), Ludmilla Fiscina (PV), Cláudia Oliveira (PSD) e Maria del Carmen (PT).
Rosemberg Pinto (PT) saudou o anúncio do governador Jerônimo Rodrigues, pela manhã, de R$ 506 milhões em obras e ações para Salvador, que completa 476 anos no próximo dia 29 de março. Também ratificou compromisso, pactuado com a base do governo, de que a vice-presidência cabe ao PT, defendendo dispensa de formalidade para legitimar o nome de Fátima Nunes no cargo.
Marcelino Galo (PT) se associou ao líder do governo, defendendo mais espaços de poder às mulheres, ao passo que anotou que a ALBA será referência no país por ser dirigida por mulheres. Para ele, o Regimento Interno já garante que os suplentes assumam, mas pleiteou uma resolução consensual que garanta as duas deputadas à frente da Casa Legislativa.
Hilton Coelho (Psol) saudou a presença dos servidores do Judiciário baiano, subindo ao púlpito com uma placa para cobrar a tramitação do PL nº 25.491/24, que trata do plano de cargos e vencimentos da categoria. Também cobrou convocação dos concursados de Camaçari e registrou expectativa pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF.
Felipe Duarte (PP) anunciou que pedirá a criação de uma comissão de parlamentares, no âmbito da Comissão de Infraestrutura, para realizar visita técnica às instalações da viação Novo Horizonte. A iniciativa, justificou, é uma resposta às denúncias de usuários, de acidentes com vítimas fatais, falta de manutenção em ônibus e má prestação dos serviços.
Samuel Junior (Republicanos) assinalou que espera, ainda em março, que a ALBA possa oficializar a deputada Fátima Nunes com vice-presidente da Casa, para reverenciar o mês dedicado às mulheres. Também criticou o programa, anunciado pelo Governo Federal como alternativa de crédito para o trabalhador, que usa o FGTS como garantia para empréstimo.
Marcinho Oliveira (UB) parabenizou as ações do Ministério do Turismo e da Secretaria estadual de Turismo que alcançaram o número recorde de 15 mil turistas estrangeiros, sobretudo no Carnaval de Salvador. Destacou a atração de voos internacionais e defendeu ampliação do roteiro para o interior. Também abordou a legalização do garimpo no Sisal.
Fabrício Falcão (PC do B) saudou os novos nomes das forças de segurança, anunciados pelo governador Jerônimo Rodrigues, pela manhã, para os comandos da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica. Também celebrou, neste 25 de março, os 103 anos de fundação do PC do B, exaltando as lutas históricas encampadas pelo seu partido.
Pedro Tavares (UB) propôs a criação de “um comitê emergencial para tratar da crise hídrica na região de Irecê”, relatando perda de safras e rebanhos, além de poços secando. Solicitou melhorias urgentes na BA-491 – que liga Governador Mangabeira a Cabaceiras do Paraguaçu, e a BR-101 à BR-116 – e manutenção na iluminação de vias em Ilhéus.