Política

Pauta da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na próxima semana

Debates importantes vão movimentar a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na próxima semana. A programação começa na segunda-feira (4), com uma reunião entre investigadores e peritos particulares. O evento, que ocorrerá no plenarinho, será conduzido pelo deputado Marcelino Galo (PT).
 
Na sexta-feira (8), haverá outro evento de destaque apoiado por Marcelino Galo: o “Seminário sobre o Derramamento de Óleo na Costa Brasileira”, que será realizado no Auditório Jornalista Jorge Calmon. O seminário discutirá o derramamento de petróleo que atingiu a costa brasileira há alguns anos, além dos novos relatos de óleo e lixo marinho que têm chegado ao litoral.
 
Outro seminário que promete movimentar a Casa Legislativa será promovido pela Associação dos Analistas Técnicos do Estado da Bahia (Ateba) na terça-feira (5), das 9h às 11h30, também no Auditório Jornalista Jorge Calmon. É esperada a participação de cerca de 150 pessoas.
 
Ainda na sexta-feira, a Assembleia Legislativa entregará o Título de Cidadão Baiano ao bispo Dom Tommaso Cascianelli, uma homenagem proposta pelo deputado Ricardo Rodrigues. Dom Tommaso, que nasceu em Capodimonte, na Itália, em 9 de março de 1948, está há mais de 20 anos à frente da Diocese de Irecê.
 
Além desses eventos, as comissões permanentes da Casa se reunirão na terça e na quarta-feira. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisará mais de 20 proposições de autoria dos parlamentares, entre elas o projeto do deputado Tiago Correia (PSDB), que propõe que supermercados reservem um espaço específico para a venda de produtos orgânicos.
 
Na terça-feira, a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo deve votar o pedido do deputado Radiovaldo (PT) para a realização de uma audiência pública em Alagoinhas sobre a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Também será apreciado o requerimento do deputado Rosemberg Pinto (PT) para uma audiência pública que debaterá o impacto da Fafen e da Refinaria de Mataripe na economia da Bahia.
 
A Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle analisará cinco proposições, incluindo as prestações de contas do TCE e do TCM. A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública discutirá outras dez proposições, entre elas um pedido do deputado Dr. Diego Castro (PL) para uma audiência pública sobre a prisão de cidadãos baianos em decorrência dos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Outros colegiados da Casa também têm reuniões previstas para esses dois dias.
 
Ao longo da semana, a Assembleia receberá visitas de cinco escolas das redes estadual e municipal. As visitas começam na terça-feira com os alunos da Escola Municipal Jardim das Margaridas. Em seguida, virão alunos do Colégio Estadual David Mendes, da Escola de Tempo Integral Eudóxia Maria, e das Escolas Municipais Cláudio Veia e Thomas Camilo, encerrando-se com os estudantes do Colégio Estadual Frederico Costa.
 
A ALBA também sediará, durante toda a semana, a exposição “O Chamado da Natureza”, do artista plástico Moisés Miranda Magalhães. Além disso, nas segundas-feiras de novembro, servidores legislativos poderão realizar consultas urológicas, como parte da campanha do Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo