Patrimônio da Bahia: Fundação José Silveira detém os melhores indicadores no tratamento da tuberculose do país

Nesta sexta-feira (21/02), o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT), unidade que deu origem à Fundação José Silveira (FJS), comemora 88 anos de uma trajetória marcada pela dedicação no combate à tuberculose. Criado pelo Professor José Silveira, um visionário que uniu conhecimento científico e compromisso social, o IBIT se destaca nacionalmente por sua eficiência no tratamento da doença.
Os resultados mostram uma taxa de sucesso terapêutico de 87,2% e apenas 3,7% de abandono do tratamento. Estes índices superam as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que considera como aceitáveis uma taxa de cura de 85% e um abandono de até 5%.
Inovação e avanços no combate à tuberculose
A pesquisa contínua, como a realizada pelo IBIT, é fundamental para desenvolver novas ferramentas de diagnóstico e tratamento, promovendo a redução da mortalidade. Tais recursos também contribuem para alcançar, no futuro, a erradicação da doença. “É com imensa alegria que comemoramos os 88 anos do IBIT, quase um século de luta contra a tuberculose, quase um século do imenso legado deixado por José Silveira e sua esposa, Ivone Silveira”, celebrou Dr. Geraldo Leite, presidente da FJS.