Economia

O volume de serviços na Bahia cresceu 1,5% em março e volume das atividades turísticas cresceu 11,4%

Em março o volume de serviços na Bahia, na comparação com fevereiro, teve ampliação de 1,5%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). A Bahia ficou na oitava posição entre os locais investigados e superior à média nacional (0,3%).

Março é o terceiro mês consecutivo de alta no índice baiano (janeiro 1,3%, fevereiro 0,8%). Cabe salientar que o mês foi marcado pela volta às aulas, festas populares, carnaval na capital baiana e outros festejos religiosos na Bahia, que colaboraram para uma ampliação no consumo das famílias nas atividades relacionadas ao setor, o que refletiu positivamente no resultado do indicador.

Na comparação com março de 2024, o setor cresceu 4,0%. Esse resultado também foi superior à média nacional (1,9%). Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para cima, com destaque para as atividades de Serviços profissionais, administrativos e complementares (15,7%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Outros serviços (13,2%) e Serviços prestados às famílias (8,4%). Por outro lado, Serviços de informação e comunicação (-2,6%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,8%) recuaram.

No acumulado de janeiro a março, na comparação com o mesmo período de 2024, o setor avançou 2,4%, resultado igual à média nacional. Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para cima, com destaque para as atividades de Outros serviços (13,0%), seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (9,5%), Serviços prestados às famílias (3,0%) e Serviços de informação e comunicação (0,1%). Apenas Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,5%) recuou.

No acumulado dos últimos doze meses, o setor expandiu 1,6%, resultado foi inferior à média nacional (3,0%). Quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (5,4%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Outros serviços (3,4%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (1,9%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,2%). Em sentido oposto, apenas Serviços de informação e comunicação (-1,3%), marcou retração.

O volume das atividades turísticas cresceu 11,4% em março

Em março de 2025, o volume de atividades turísticas na Bahia expandiu 11,4%, após ter retraído 4,9% em fevereiro. O estado ficou na primeira posição entre os 17 locais investigados no país, com resultado superior à média nacional (-0,2%). Em termos regionais, apenas três locais pesquisados apresentaram retração no país, na comparação com fevereiro.

Quando comparado com o mês de março do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 5,8%, um pouco menor do que a expansão contabilizada em fevereiro (7,2%). Em termos regionais, 14 dos 17 locais pesquisados mostraram ampliação nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia foi o terceiro estado de maior expansão, com 14,4%.

Já no acumulado de janeiro a março, na comparação interanual, o Brasil apresentou expansão de 5,4%. Em termos regionais, 14 dos 17 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia cresceu 8,9%, ficando na quinta posição entre os locais investigados, e superior à média nacional.

No acumulado dos últimos 12 meses, frente a igual período, o volume das atividades turísticas cresceu 4,7%, no Brasil. Em termos regionais, 14 dos 17 locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa comparação, a Bahia cresceu 9,1% e manteve a expansão (9,1%) contabilizado em fevereiro. O estado marcou a terceira posição entre os locais investigados, e superior à média nacional.

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