O cirurgião dentista na Saúde Pública durante a pandemia do Covid-19
A atuação do profissional da Odontologia começou a se organizar no serviço público após 1983 com a implantação das Ações Integradas de Saúde (AIS). Visando o alcance do cuidado integral a saúde bucal foi inserida no SUS, por meio do Programa Brasil Sorridente ou Política Nacional de Saúde em 2004. Este programa tem um papel fundamental na prevenção, orientação, diagnóstico e tratamento dos problemas básicos da saúde bucal na comunidade.
No Brasil o primeiro caso de COVID – 19, foi anunciado em 26 de fevereiro de 2020 em coletiva de impressa pelo então ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta. Naquela ocasião, se tratava de um paciente do sexo masculino, 61 anos, com histórico de viagem da Itália.
Pois bem, depois da primeira notificação de COVID-19, o Brasil passou a viver um momento de isolamento, cuidados e protocolos. Com isso, a vida do cirurgião dentista que atua na rede pública de saúde também sofrera grandes mudanças em sua atuação. Aquele que é responsável por cuidar do sorriso e promover a saúde, agora se junta aos demais profissionais de saúde para notificar, diagnosticar e orientar os casos nas unidades.
Segundo a fonte da Secretaria Estadual do Estado da Bahia (SESAB), durante o período inicial, estava permitido apenas à realização de procedimentos cabíveis a urgência e emergência, ficando suspenso os procedimentos eletivos e estéticos. Os atendimentos de Urgência e emergência seriam: Sangramentos não-controlados. Infecções bacterianas difusas, com aumento de volume (edema) de localização intra-oral ou extra-oral, e potencial risco de comprometimento da via aérea dos pacientes, além de traumatismo envolvendo os ossos da face.
Finalizando, durante a pandemia do COVID-19, os cirurgiões dentistas têem atuado na linha de frente, como todos os profissionais de saúde. São também mais vulneráveis devido ao contato direto com a boca dos pacientes, orientando e diagnosticando casos quando são indicados nas triagens, além disso, são responsáveis por promover saúde e tratamento dos casos na urgência e emergência, nas USF e UPas. Esse profissional tem sido fundamental na promoção da saúde e no controle da pandemia dentro do SUS. A eles, o nosso muito obrigado por, mesmo quando precisamos usar máscaras como barreira mecânica de proteção contra o corona vírus, nos pemitir sorrir com qualidade e saúde.
Pedro Adilon Oliveira Acadêmico de Odontologia, Pós graduando em Saúde Pública, Licenciado em Filosofia e Especialista em Gestão Escolar: Coordenação e Orientação.
OBS: O conteúdo do artigo é de responsabilidade do colunista, o Bahia Alerta apenas cede o espaço para que todos possam emitir sua opinião. Nosso site preza pela democracia e nem sempre os artigos refletem a opinião dos editores do site.
<
p style=”text-align: left;”>