Moradores desabrigados, alagamentos e rodovia destruída: cidades da BA decretam emergência por causa das fortes chuvas
Segundo a Defesa Civil (Sudec), ao menos 55 municípios baianos foram atingidos pelos temporais no fim de semana, a maioria com alagamentos.
As cidades de Jaguaquara e Maiquinique, ambas localizadas no sudoeste da Bahia, decretaram situação de emergência por causa da forte chuva que atingiu parte do estado no fim de semana. Segundo a Defesa Civil (Sudec), 55 municípios baianos foram atingidos pelos temporais até a manhã desta segunda-feira (13), a maioria com alagamentos.
Em Itapebi, de acordo com a Sudec, 300 pessoas ficaram desalojadas, 50 desabrigadas e mil foram afetadas.
De acordo com a Prefeitura de Jaguaquara, as fortes chuvas fizeram com que 62 pessoas ficassem desabrigadas, 160 desalojadas, uma ficasse ferida e 49 imóveis fossem danificados.
Em Maiquinique, choveu 120 milímetros, sendo 75 em apenas três horas na tarde do sábado (11). A gestão municipal estima que 2 mil pessoas foram afetadas pelos alagamentos e seis famílias ficaram desalojadas.
Outra cidade que registrou fortes chuvas desde sexta-feira (10) foi Poções. O município não decretou estado de emergência, mas registrou 40 pessoas desabrigadas e 76 desalojadas. O bairro mais afetado pela chuva foi Lagoa Grande. As pessoas resgatadas foram levadas para um abrigo provisório.
Durante a madrugada desta segunda-feira (13), também houve forte chuva em Jequié e Vitória da Conquista, que registrou quedas de árvores e asfaltos cedidos.
A região sul da Bahia também registrou prejuízos causados pela chuva no fim de semana. Em Itabuna, choveu 86 mm em 48 horas e o nível do rio aumentou em mais de dois metros, encobrindo algumas pontes como a que liga a sede do município a comunidade rural de Itamaracá.
Em Ilhéus, a ponte que dá acesso ao distrito de Jacu também ficou coberta. Na cidade de Itororó, choveu 247 mm nos últimos quatro dias e uma pessoa que mora no bairro Laticínio ficou desalojada. Já em Itacaré, choveu 87 mm entre sábado e domingo.
Por causa dos problemas causados pela chuva, o desvio ao lado da ponte sobre o Rio Nova Alegria, na BA-261, entre o distrito de Palmira e Itaju do Colônia, que está em construção, está comprometido desde sábado (11). A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou que monitora a situação no local.
Com isso, o tráfego de veículos entre o distrito de Palmira e Itaju do Colônia encontra-se interrompido. A rota alternativa é utilizar a BA-671, em direção à Jussari e a BR-101.
Os municípios afetados, até o momento, são:
- Luís Eduardo Magalhães
- Macururé
- Catu
- Inhambupe
- Ruy Barbosa
- Barreiras
- Alagoinhas
- Boa Vista do Tupim
- Valença
- Jaguarari
- Itaquara
- Jiquiriçá
- Pojuca
- Jaguaquara
- Rio Real
- Salvador
- Castro Alves
- Santo Amaro
- Camaçari
- Ubatã
- Itajuipe
- Conde
- Maragogipe
- Itabuna
- Ipiaú
- Maiquinique
- Teixeira de Freitas
- Itatim
- Guaratinga
- Pindobaçu
- Morro do Chapéu
- Jacobina
- Cansanção
- Caém
- Andorinha
- Itiúba
- Paulo Afonso
- Santa Inês
- Itapebi
- Jucuruçu
- Ibicuí
- Madre de Deus
- Campo Formoso
- Itororó
- Itajú do Colônia
- Coaraci
- Quijingue
- Euclides da Cunha
- Poções
- Amargosa
- Dias D’Ávila
- Santa Cruz Cabrália
- Itapetinga
- Rafael Jambeiro
- Santo Antônio de Jesus