MEIO AMBIENTE: LIXO ELETRÔNICO É RECOLHIDO, RECICLADO E DOADO A PESSOAS CARENTES
Quantas coisas que usamos há pouco tempo, já é considerada lixo eletrônico! Fita VHS, vídeo cassete, disk man, calculadora, caixa de som, celulares, tv de plasma…
Em vez de ir para os aterros e contaminar o meio ambiente, resíduos e peças desses produtos podem ser reaproveitados para dar vida a equipamentos seminovos.
Esses produtos reciclados vão para instituições públicas onde são usados por pessoas carentes.
Em seguida os produtos são levados para um grande galpão em Valparaíso de Goiás onde são separados e reciclados.
Depois de pontos, acontece o milagre da sustentabilidade: os eletroeletrônicos seminovos voltam a funcionar e são distribuidos.
Nos cálculos da ONU, o mundo produziu tanto lixo eletrônico em 2016 que daria pra montar 4.500 mil Torres Eiffeel.
Veja a reportagem do Momento Ambiental:
O programa
O Momento Ambiental acaba de completar 10 anos de jornalismo focado no Meio Ambiente. Em alta resolução e com uma fotografia diferenciada, o programa tem caráter educativo e usa uma linguagem simples para estimular nas pessoas práticas saudáveis com o próprio corpo e a natureza.
A proposta é mostrar que o telespectador pode ser o personagem principal de mudanças que o Planeta precisa. O interprograma, com duração de 5 a 7 minutos mostra iniciativas sustentáveis, tecnologias e pesquisas que contribuem para a preservação da biodiversidade.
Cuidar do Meio Ambiente é uma obrigação e também um desafio para todos os habitantes do Planeta e uma preocupação do Conselho da Justiça Federal.
O Momento Ambiental, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal – CPJUS, é exibido nas TVs Justiça, NBR, em 27 emissoras regionais e nas redes sociais do programa.