Lauro de Freitas terá um importante ato em defesa das pessoas com autismo dia 13 de dezembro.
O ato será realizado dia 13 de dezembro a partir das 09 horas da manhã, em frente ao Centro Administrativo de Lauro de Freitas – CALF.
Familiares, amigos e defensores dos direitos humanos farão no próximo dia 13 de dezembro um importante ato em defesa das pessoas com autismo.
O objetivo é solicitar uma agenda com a prefeita Moema Gramacho no sentido de provocar o governo a pensar e implementar uma política de acolhimento e assistência à pessoa autista.
A Tiko`s Autismo, organização social de luta e defesa da pessoa autista em parceria com o Instituto Kurumim, o Coletivo de Entidades Negras e a Frente dos Servidores Públicos de Lauro de Freitas responsáveis pelo ato, esperam reunir dezenas de familiares e amigos de autistas.
Dentre as reivindicações que serão abordadas, destaca-se a luta pela emissão da Carteirinha do Autista – CIPTEA, que visa proporcionar aos autistas e suas famílias uma identificação que facilite o acesso a benefícios e direitos garantidos pela Lei Romeo Mion – 13.977/2020 em todo território nacional.
Outra demanda importante é a disponibilização de medicamentos no Caps (Centro de Atenção Psicossocial). É fundamental que os autistas tenham acesso a medicamentos que possam auxiliar no seu desenvolvimento e bem-estar, e o Caps desempenha um papel fundamental nesse processo. Além da busca por terapias pelo SUS (Sistema Único de Saúde), como Fonoaudiólogo, Psicóloga, Terapia Ocupacional e Psicopedagoga. É essencial que essas terapias sejam oferecidas pelo sistema de saúde público, garantindo assim o acesso igualitário à todos os autistas.
Além disso o município precisa disponibilizar mais neuropediatras, profissionais fundamentais para o diagnóstico e acompanhamento adequado de crianças e adultos autistas, garantindo assim um atendimento qualificado e especializado.