Cidades

Jovem de 22 anos é eleita a rainha do bloco afro Ilê Aiyê em 2025

Lorena Xavier Silveira Bispo foi coroada na madrugada deste domingo (16), durante a Noite da Beleza Negra, na Senzala do Barro Preto, em Salvador.

A dançarina e comunicadora, Lorena Xavier Silveira Bispo, de 22 anos, foi coroada a 44ª Deusa de Ébano do Ilê na Noite da Beleza Negra. O tradicional evento, promovido pelo bloco afro Ilê Aiyê, começou na noite de sábado (15) e terminou na madrugada deste domingo (16), com a participação de artistas e dezenas de pessoas que lotaram a Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em Salvador.

Lorena é do bairro de Itapuã, na capital baiana, e pela segunda vez concorreu ao posto de rainha do “Mais Belo dos Belos”. No ano passado, ela foi uma das princesas e em 2023, foi a rainha de outro famoso bloco afro da capital baiana, o Malê Debalê.

Em 2025, a responsabilidade aumentou, com o peso da coroa. “O Ilê é uma instituição de mecanismo social, político, cultural e artístico. Então, o meu compromisso enquanto Deusa do Ébano é dar continuidade e zelar por isso”, disse a jovem.

“Ser Rainha do Ilê é honrar a força das que vieram antes de mim, manter viva essa chama e abrir caminhos para quem vem depois. Por mais que o mundo diga não, a gente precisa persistir, ter equilíbrio, sabedoria e discernimento para acreditar no que nós somos e seguir sendo em busca desse sonho”, declarou.

Lorena recebeu a coroa de Larissa Valéria Sá Sacramento, eleita a rainha do ano passado. A grande vencedora da edição de 2025 fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador, quando o primeiro bloco afro do Brasil desfilará com o tema “Kenya: Berço da Humanidade”.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo