Itapetinga

Itapetinga realizará grande festa de réveillon com queima de fogos sem estampido

A prefeitura de Itapetinga realizará um grande evento de réveillon. No Parque da Lagoa, a partir das 20h, o cantor Luan Barreto abrirá uma bonita festa para nos despedirmos de 2023. A Banda Didá, grupo de samba reggae formado exclusivamente por mulheres, fará a virada do ano com muita animação e alegria.

Está garantido, também, um bonito espetáculo de queima de fogos. O termo francês réveillon significa “reanimar”, “despertar”. Tradicionalmente, os fogos no início do ano novo vêm para espantar os maus espíritos e celebrar a chegada de mais um novo ciclo. E para que iniciemos mais um período cheio de motivação, fé e esperança, a administração pública garantirá a tradição sem, contudo, causar transtornos para aqueles que não se adaptam bem ao barulho provocado pelos rojões.

“A gente sempre pensou em oferecer aos nossos munícipes uma bonita queima de fogos para celebrarmos o ano novo, mas nos preocupava o incômodo que isso poderia causar a autistas, bebês, animais, idosos…”, explicou o prefeito Rodrigo Hagge. “Por isso, a queima de fogos no Parque da Lagoa será feita exclusivamente com rojões que possuam redução de ruídos”, concluiu.

Ainda em novembro, o poder público que se reuniu com o grupo de mães “Vamos falar sobre o autismo” e o SOS animais para explicar como funcionará o evento e a queima de fogos e os sons que eles trarão. “Na verdade, a diferença dos fogos que traremos é a quantidade de decibéis que emitem. Os que serão disparados durante o réveillon no Parque da Lagoa não chegarão a 80 decibéis, o que não agrava a sensibilidade auditiva de pessoas com transtorno do espectro autista, idosos, crianças ou animais”, explicou o secretário Fábio Viana ao reunir-se com os grupos.

Os fogos sem estampido conseguidos pela Prefeitura de Itapetinga proporcionam dois tipos de sons: o primeiro durante o disparo inicial e o segundo, que se chama ruído de abertura, é uma pequena explosão provocada pelo rompimento da cápsula que gera o efeito luminoso

“Assim, a gente garante uma bonita festa para muitos daqueles que nunca puderam presenciar um show pirotécnico sem provocar qualquer incômodo àqueles que são mais sensíveis a ruídos. Tudo que a gente quer é trazer mais luz, cor e alegria à vida dos nossos munícipes, desejando, sempre, um ano novo mais promissor e melhor para todos nós”, finalizou o prefeito.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo