Notícias

ITAPETINGA: PREFEITO ENGANA A POPULAÇÃO COM FALSA SENSAÇÃO DE GERAÇÃO DE EMPREGOS

Jornal impresso, blogs e programas de Rádio ligados ao Prefeito, foram instrumentos usados para enganar a população

De forma irresponsável e se valendo da “arte” do engano, o Prefeito Rodrigo Hagge, na tentativa de limpar sua péssima imagem em âmbito administrativo e diminuir seu altíssimo índice de rejeição, tem apelado para práticas totalmente condenáveis, seguidos de uma estupenda falta de respeito para com a população de Itapetinga.

O Prefeito se utilizou de dados oficiais, para criar um cenário favorável ao seu pseudo governo e para isso, manipulou dados oficiais na fabricação de um relatório mentiroso, na tentativa de criar uma falsa sensação de que Itapetinga vem crescendo quando o assunto é emprego e renda.

O CAGED é a sigla para Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Porém o Prefeito não teve o mínimo pudor em utilizar de astúcia para ludibriar a população e “empurrou” matérias em blogs, Rádios e em um jornal da cidade que tem em seu quadro funcional figuras com interesses em comum com o Prefeito.

Como dissemos acima, trata-se de um cadastro de empregados e DESEMPREGADOS, porém no relatório fabricado com a intenção de enganar, o Prefeito só utilizou os dados que tratam de empregos gerados e ocultou as informações que trazem o número de desempregados no mesmo período.

Pois bem, segundo o relatório manipulado, Itapetinga, nos 06 primeiros meses de 2019 gerou 1090 empregos, porém não foi informado que no mesmo período Itapetinga registrou 1071 demissões. Isso nos deixa com um saldo de 19 empregos gerados.

Veja o mapa real abaixo com informações do CAGED:

Fonte: Página CAGED http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_perfil_municipio/index.php

No entanto, existe aqui uma situação que chama muito a atenção, trata-se de um setor da imprensa itapetinguense de mídia impressa.

No caso, o Jornal Dimensão, um órgão de imprensa de muita tradição e respeitado na cidade. Porém a equipe de reportagem não teve o cuidado de se aprofundar nas informações, ou então agiu em conluio com o prefeito por interesses em comum de figuras que fazem parte do referido Jornal.

O que se espera da equipe do Jornal, é que haja uma retratação e correção da matéria, trazendo os dados em sua totalidade e não com números parciais que cria um cenário ilusório para seus leitores e assinantes.

Por uma questão de ética e respeito para com a população de Itapetinga, o que se espera, é que a equipe de direção do Jornal Dimensão, corrija a ação o quanto antes, afim de não permitir que este episódio marque de forma negativa a história do Jornal.

O mesmo vale para os blogs que reproduziram a matéria e também para os programas de Rádio que divulgaram os dados corrompidos com base nas informações da publicação impressa.

Veja abaixo na íntegra, a matéria de capa do Jornal Dimensão:

Jornal Dimensão – publicado no dia 14 de setembro de 2019

A economia itapetinguense vem dando sinais de recuperação desde o início de 2019. O município contratou mais do que demitiu trabalhadores formais no primeiro semestre deste ano. O saldo do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), calculado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social foi positivo, com o município criando 1.389 postos de trabalho. Desde a chegada da Calçados Azaléia, na década de 90, este é sem duvida o período de maior desenvolvimento em relação à geração de emprego que Itapetinga já registrou.

Segundo dados do Caged, o setor que mais cresceu foi o de construção civil, ampliando em mais de 62% os seus postos de trabalho, muito superior aos 9,53 pontos percentuais registrados na média de todo o Estado. Embora de forma mais tímida, a agropecuária também voltou a empregar, após a recuperação dos danos causados pela seca prolongada há alguns anos.

Se a movimentação financeira ainda não pode ser sentida com magnitude, o cenário já começa a mudar. O Sicoob, o maior sistema financeiro cooperativo do país, já está com suas instalações prontas e com inauguração marcada. A Assaí Atacadista, uma rede brasileira de atacado de autosserviço, já começou o trabalho de terraplanagem e tem previsão de começar a funcionar já em dezembro. Junto com o Assaí, chega, também, a rede Le Biscuit, uma rede de lojas de departamento nacional que vende itens de artigos de decoração, pintura, brinquedos, materiais escolares, papelaria e armarinho, festa, utilidades para o lar, dentre outros.

A Mib Calçados e a Real Calçados também estão com inaugurações marcadas para este mês, inclusive com grandes atrações para os dias de festa. No centro a gente pode notar a chegada de outras novas lojas.

Antes desses empreendimentos, a Tabocas, empresa referência no Brasil no segmento de construção de linhas de transmissão e subestações de energia, e a Sae Towers, indústria de estruturas metálicas para linhas de transmissão já vêm abrindo muitos postos de trabalho em nosso município. Todos esses novos empreendimentos que começam a se instalar justificam, por certo, o surpreendente aumento da geração de postos de emprego na área de construção civil. Logo, o comércio e a indústria também sentirão os efeitos do desenvolvimento.

Além de tudo isso, o distrito industrial municipal, capaz de acolher novas indústrias, novos empreendimentos, também traz impulso à onda desenvolvimentista que parece ter chegado a Itapetinga.

Fonte: Jornal Dimensão

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Verifique Também
Fechar
Botão Voltar ao topo