ITAPETINGA: “NÃO TE QUERO, MAS TAMBÉM NÃO TE DEIXO”
“Se queres conhecer alguém, ouça o seu discurso e compare com as suas ações.
Aquele que não é capaz de honrar as próprias palavras, não é digno de respeito…
Cleiton Simão da Rosa
A pior situação que um indivíduo ou uma entidade pode viver é a falência de sua própria moral, através de uma conduta que contraria o próprio discurso.
Assim está se perdendo o DEMOCRATAS de Itapetinga. Um partido que até então, traz na imagem de Dr. José Otávio Curvelo, um legado positivo, se olharmos para sua passagem administrativa em Itapetinga. Mas que agora está percorrendo um caminho que tem trazido uma defasagem muito grande a sua imagem, a do partido e também ao do vice Prefeito Renan Pereira.
Tornaram-se comuns nos meios de comunicação da cidade, as trocas de farpas, indiretas e até mesmo diretas lançadas em sua grande maioria pelo DEMOCRATAS, que em cada aparição na mídia, sempre critica a administração do Prefeito Rodrigo Hagge, as vezes abertamente, as vezes nas entrelinhas.
Analisando palavras de Dr. José Otávio e Renan Pereira ao longo deste período de aparições na mídia local, principalmente antes do período eleitoral, criou-se a expectativa de que um rompimento seria inevitável após o pleito de 2018, porém o que vimos foi um DEMOCRATAS que se apequenou ainda mais, pois passou a imagem do “cão que ladra mas não morde”, (é claro que se trata apenas de uma linguagem ilustrativa, não é nossa intenção comparar nenhum membro do DEM de forma pejorativa dentro do contexto da frase).
Agora porque o DEMOCRATAS recuou após dar todos os sinais de rompimento? Mesmo após o início da “crocodilagem” do MDB ocorrer ainda na formação do governo e na divisão das secretarias de governo, destacando que logo em seguida a então Secretária de saúde Liege Bonfim, foi minada de todas as formas até a culminância de seu pedido de exoneração. Com o agravante de que a pasta jamais voltou a ser gerida por uma figura do DEMOCRATAS.
Na verdade o DEMOCRATAS aceitou passivamente as migalhas oferecidas pelo MDB e o máximo que fez foi dar sinais de insatisfação por meio da mídia e pelos bastidores do poder.
Considero mais que justo que ao DEMOCRATAS fossem garantidos e respeitados os termos de fatia de participação no governo, contudo o DEMOCRATAS não soube se impor no momneto certo.
O maior erro do partido e que o levou a fragilidade dentro da administração foi entregar de “mão beijada” ao MDB a presidência da Câmara de Vereadores, depois disso o DEMOCRATAS só vem descendo a ladeira da desmoralização aos chutes desferidos pelo MDB.
Tudo isso por migalhas? Um partido de pessoas respeitadas na sociedade, que estão se entregando ao desrespeito e perda da dignidade.
O DEMOCRATAS está a beira da falência, da falência moral, da falência da dignidade, da falência de uma história de respeito e de serviços prestados à Itapetinga.
No meu entendimento o DEMOCRATAS tem somente dois caminhos, ou continua se alimentando das migalhas do MDB até o fim e decreta sua falência, ou rompe com o governo e mantem o que ainda resta de sua história.
Agora o que não da pra engolir é o DEMOCRATAS criticar o governo e o Prefeito Rodrigo Hagge como se fossem da oposição, porém levando o bônus de participante do governo, ou seja seus contracheques ao início de todo mês.