ITAPETINGA: ATENÇÃO CONDUTORES, PASSA A SER OBRIGATÓRIO O USO DO CINTO DE SEGURANÇA NA CIDADE, CUIDADO PRA NÃO SER MULTADO
Sem um período aceitável de orientação a todos os motoristas, COMUTRAN passará a multar condutores e passageiros que não estiverem fazendo uso do cinto de segurança.
Não se sabe quando, porque e de quem partiu a iniciativa de relaxamento na fiscalização de condutores que passaram a não mais utilizar o cinto de segurança, uma vez que o uso está previsto no Código de Trânsito Brasileiro. A grande verdade é que isso ocorreu porque o próprio poder fiscalizador deixou a coisa correr a vontade.
Mesmo após abordado nas blitz pela cidade, há muito tempo deixou-se de cobrar dos condutores a obrigatoriedade da utilização do cinto de segurança, não sei dizer precisamente há quanto tempo isso vem ocorrendo, mas posso afirmar que desde que nesta cidade coloquei os pés, aos dezesseis dias do mês de agosto do ano de 2012, nunca vi tal cobrança por parte dos fiscalizadores do trânsito local.
Quem abriu mão de fazer valer a lei, foi o órgão que tem a responsabilidade de fiscalizar o trânsito na cidade, no caso a COMUTRAN, não estou culpando os agentes de rua, pois os mesmos por questão de hierarquia, mesmo a contragosto, tem que acatar a decisão de seus superiores, mesmo discordando de uma decisão incoerente como está, de permitir que condutores deixassem de cumprir o que determina a lei e utilizar o cinto.
Pois bem, recentemente foi decidido que passará a ser cobrado, agora o que não dá pra aceitar é que o órgão faça somente uma semana de abordagem para orientar os condutores sobre a mudança e achar que em somente uma semana todos os condutores da cidade ficariam cientes da mudança. Sem citar, que poderia ter sido utilizado orgãos de comunicação e redes sociais, para um período mais amplo de divulgação da mudança.
Hoje pela manhã, estive nas ruas, por vários cantos da cidade, usando meu cinto de segurança é claro! O que me chamou a atenção e de forma proposital tomei a iniciativa de reparar quantos condutores e ocupantes estavam utilizando o cinto. O que pude notar é que a grande maioria não estava utilizando o cinto.
Agora eu pergunto: Será que em um período de falta de dinheiro e empregos, combustível caro, as pessoas ousariam arriscar-se a desobedecer uma lei de trânsito para sofrerem esse dano no seu orçamento doméstico? Será que alguém em sã consciência iria querer desafiar a COMUTRAN e dizer a sí próprios: “Não vou usar o cinto não, quero ver se eles vão multar mesmo”.
Pode até ser que exista um doido dessa natureza mas não passa de 5 para 1000.
Considero uma decisão errônea, querem mudar, mudem, acho inclusive que devem mudar sim! Como disse meu amigo Lucas ex-COMUTRAN: “Usar o cinto não vai tirar pedaço de ninguém”. MAS O QUE PRECISA SER GARANTIDO É QUE TODOS OS CONDUTORES SAIBAM DO RISCO QUE ESTÃO CORRENDO, E NAO VENHAM ME DIZER QUE TODOS TEM CONHECIMENTO DESTA MUDANÇA, POS É UMA MENTIRA DESLAVADA. EM UMA SEMANA ISSO É HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL, LEVANDO-SE EM CONTA O NÚMERO DE AGENTES DE TRÂNSITO QUE ITAPETINGA POSSUI HOJE.