Cidades

Iraquara é a primeira cidade da Chapada Diamantina a receber a Blitz/Ronda Verde do Programa Bahia sem Fogo

Em uma ação que combina fiscalização, monitoramento e educação ambiental, a operação Blitz/Ronda Verde do Programa Bahia Sem Fogo chegou nesta quarta-feira (16) a Iraquara, a 460 km de Salvador, reforçando as atividades de sensibilização e a importância da participação de turistas e moradores locais na prevenção aos incêndios florestais na Chapada Diamantina. As equipes, coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), percorreram as comunidades de Riacho do Mel, Iraporanga, Capão do Mel e Gerais do Dandá.

Nas comunidades, a operação sensibilizou moradores, jovens e agricultores sobre os perigos das queimadas. Ao mesmo tempo, as propriedades rurais foram fiscalizadas e monitoradas para assegurar a determinação de suspensão da Declaração de Queima Controlada(DQC), em vigor desde o mês de agosto em mais de 180 municípios em todo o estado.

De acordo com o coordenador de Programas e Projetos da Sema, Pablo Rebelo, essa é uma força-tarefa que atua em várias frentes com profissionais dos órgãos ambientais, da segurança pública, saúde, bombeiros e defesa civil, para conter os impactos que os incêndios causam ao meio ambiente, a economia e a saúde da população local.

“A operação tem o diferencial de combinar a fiscalização com atividades educativas, reforçando a importância de proteger a rica biodiversidade da Chapada. Além de fiscalizar, nosso foco é orientar a população para que adotem práticas sustentáveis na agricultura, sem o uso do fogo. A participação ativa dos moradores tem feito a diferença na proteção dessa biodiversidade tão rica”, afirmou.

A primeira parada ocorreu na comunidade de Riacho do Mel, uma das localidades mais afetadas pelos incêndios em 2023, segundo informa a secretária de Turismo e Meio Ambiente de Iraquara, Liane Mendes. “Sofremos bastante, ano passado, com os grandes incêndios nesta região, que começam pela limpeza de terrenos e especulação imobiliária. A presença do Bahia Sem Fogo, desde a Caravana e agora com a Ronda, tem inibido essa prática e já notamos uma redução significativa nas queimadas”.

Inspirado pela atuação do Bahia Sem Fogo, o morador e comerciante da comunidade de Riacho do Mel, Edeilson Medeiros, falou que a explicação dos técnicos fez ele se empenhar a ser um porta-voz do Programa. “Muitos aqui na região ainda tem esse mal costume de fazer queimadas para limpar o terreno, mas com essa operação, entendemos melhor os riscos e vamos passar essa informação para os vizinhos. Agora, estamos mais conscientes e buscando alternativas mais seguras”, pontuou.

A coordenadora da Unidade Regional do Inema, na Chapada Diamantina, Simone Sodré, que também é gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) Marimbus/Iraquara, explicou que em todas localidades foram realizadas inspeções em áreas de vegetação nativa e de proteção permanente, verificando possíveis focos de desmatamento e queimadas ilegais.

“Nossa equipe está realizando uma análise minuciosa das áreas rurais, garantindo que as práticas estejam de acordo com as normas ambientais e respeitando a suspensão das queimas controladas, o seu descumprimento pode acarretar em penalidades como a suspenção da DQC, multas e até interdição da área e consequente suspensão das atividades. Em Capão do Mel identificamos que houve queima irregular em uma propriedade que fica na poligonal da APA Marimbus/Iraquara. O que corrobora com as análises de que a maior parte das ocorrências de incêndios florestais decorre de uma ação humana, pelo manejo inadequado do fogo de maneira acidental ou intencional”.

Amanhã (17/10), a operação continua no município de Lençóis, onde a Blitz Educativa será realizada na BR 242 e no centro da cidade, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA). No mesmo município, os moradores dos povoados do Mucugezinho, Barro Branco, Estiva, Remanso e Iuna, vão receber orientações e as propriedades rurais monitoradas.

Até o dia 04 de novembro a Blitz/Ronda Verde também vai percorrer os municípios de Palmeiras, Rio de Contas e Piatã, na Chapada Diamantina. Canais de denúncia – A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193 (Bombeiros). As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400 (Inema).

Bahia Sem Fogo – Criado em 2010, o programa tem como objetivo tornar mais eficazes as ações de prevenção, combate e monitoramento de incêndios no estado. Coordenado pela Sema, o programa integra o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, composto por diversas secretarias e órgãos estaduais e federais, como o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Defesa Civil da Bahia (Sudec).

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo