Sem categoria

Governo inaugura Hospital do Câncer em Caetité

O governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (11) o Hospital do Câncer em Caetité, no interior da Bahia, em cerimônia que contou com a presença do governador Rui Costa (PT) e do secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas.

Consultas e cirurgias podem ser marcadas a partir desta sexta-feira (13). A unidade, que atenderá a população de outros 47 municípios da região, conta com 70 leitos clínicos e 10 de terapia intensiva (UTI).

O custo mensal é de aproximadamente R$ 3 milhões, sendo que 90% será assumido pelo Governo da Bahia mediante convênio assinado com a Prefeitura de Caetité, que irá arcar com os 10% restante.

Rui explica que a necessidade do Estado custear a maior parte da manutenção do hospital se deve à baixa arrecadação dos municípios menores. No entanto, pediu para que os gestores fiquem atentos ao investimento na Atenção Básica, que reflete na necessidade de atendimentos de maior complexidade.

“Na Bahia, temos pequenos municípios com baixa arrecadação, não adianta transferir para os municípios essa responsabilidade. Mas o que a gente quer é que façam uma atenção básica de qualidade, façam preventivo nas mulheres […] a gente quer reforçar sempre com prefeitas e prefeitos, que façam a atenção básica funcionar no capricho”, declarou o petista.

Durante a coletiva de imprensa, o governador respondeu sobre a inauguração do hospital às vésperas da eleição, o que poderia beneficiar alguma candidato. Rui negou que tenha motivação política e reforçou que não há nenhuma lei que impeça a inauguração de unidades de saúde em datas próximas ao pleito.

“O que é melhor? Fazer uma cirurgia logo, ou na semana que vem porquê alguém diz que é por causa da eleição”, questionou.

O governador destacou as dificuldades diante da política de congelamento de gastos e comparou o orçamento para a saúde da Bahia com a cidade de São Paulo. Segundo o governador, a capital paulista recebe mais verba do que o todo o estado baiano.

Fonte:BNews

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo