CidadesPolítica

Geraldo e Fabya assumem compromisso por moradia popular digna em encontro do ‘Pensar Salvador’

De acordo com o estudo realizado em 2023, pela Fundação João Pinheiro (FJP), a cidade de Salvador tem um déficit habitacional de 104 mil moradias, uma situação de alerta e que está no radar do vice-governador e pré-candidato à Prefeitura de Salvador Geraldo Júnior e da pré-candidata a vice-prefeita, Fabya Reis. Na manhã deste domingo (21), eles receberam de representantes de movimentos pela moradia popular em Salvador um documento com 15 propostas para serem incorporadas ao programa de governo da chapa.

As ideias apresentadas no segundo encontro temático do “Pensar Salvador”, realizado no Real Classic Hotel, serão discutidas e aprofundadas pela coordenação da campanha para que sejam somadas às outras ideias do grupo político liderado na Bahia pelo governador Jerônimo Rodrigues. “Pensar em habitação e moradia digna não é apenas pensar em unidades habitacionais. Temos que pensar na casa, mas pensar também na integração das comunidades com a cidade, na acessibilidade e em equipamentos públicos para socialização”, afirmou Geraldo Júnior.

O encontro trouxe propostas de movimentos que há anos atuam na luta pela moradia digna e por uma cidade inclusiva, como o Movimento Sem Teto de Salvador (MSTS) e a União por Moradia Popular. “Com Geraldo Júnior e Fabya Reis, Salvador vai ser diferente, pois a moradia digna é a porta de entrada de todos os direitos. Nesse sentido, é de fundamental importância nós reforçarmos que esse projeto não é um projeto de cima pra baixo, é um pensar sobre moradia com a participação de todos”, desabafou Francisco Coelho, o Chiquinho, representante do União por Moradia Popular.

A pré-candidata a vice-prefeita Fabya Reis reforçou a importância de ouvir as pessoas e os movimentos sociais, um diferencial em relação ao grupo do atual prefeito da capital baiana. “Estamos tendo o cuidado de ouvir as pessoas, pois quando a gente chegar efetivamente na Prefeitura, o nosso programa tem que refletir uma Salvador real que precisa cuidar efetivamente das pessoas, as pessoas precisam estar no centro da nossa atenção, pois são elas que sabem como a vida delas pode ser”, afirmou Fabya.

“Nós somos muito gratos a todos e todas que contribuíram com as 15 propostas apresentadas e assumimos com vocês o compromisso de desenvolver um programa de moradia popular para a cidade de Salvador que enfrente com a urgência necessária o grave problema do déficit habitacional da cidade. Faremos isso em parceria com o presidente Lula e o governador Jerônimo e nos tornaremos referência nacional em moradia popular, acessibilidade e integração”, garantiu o pré-candidato Geraldo Júnior.

Participaram do encontro, que foi realizado na manhã deste domingo (21), Hotel Classic, na Pituba, dezenas de pré-candidatos/as a vereadores/as, além de dirigentes partidários e lideranças comunitárias e de movimentos organizados, entre eles Jhones Bastos, do MSTS. O deputado estadual Robinson Almeida, a vereadora Marta Rodrigues e o Coordenador do programa Bahia sem fome, Tiago Pereira, também estiveram no evento, que está sendo coordenado por Edson Valadares, um dos coordenadores do “Pensar Salvador”. No sábado, o encontro temático do programa de governo participativo discutiu o tema Igualdade Racial.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo