Bahia

Festas tradicionais, música e cavalgada movimentam zonas turísticas baianas

Eventos diversos, envolvendo tradições religiosas e históricas, música e atividades esportivas, movimentaram o fim de semana em várias zonas turísticas da Bahia, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Na Baía de Todos-os-Santos, as homenagens à Rainha das Águas foram antecipadas, em Salvador, com a realização da 12ª edição do Presente Ecológico para Iemanjá, domingo (26), no Solar do Unhão. A partida das embarcações, com a tradicional entrega do balaio, foi o ponto forte da programação. O ato, organizado pela comunidade da Gamboa, com apoio do Governo do Estado, tem a proposta de unir fé e sustentabilidade.

Na Igreja de São Lázaro e São Roque, no bairro da Federação, as celebrações em homenagem a São Lázaro, padroeiro dos enfermos, desamparados e animais doentes, atraíram baianos e turistas. Houve missas e uma procissão em honra ao santo, associado no sincretismo religioso ao orixá Omulu/Obaluaê.

“Na Igreja de São Lázaro, temos um vínculo muito forte com as religiões afro-brasileiras. Era neste local que desembarcavam os navios negreiros. O próprio santo homenageado tem um significado especial nesse contexto e a festa, com a participação de pais e mães de santo, reflete visivelmente esse sincretismo”, explicou o pároco do templo, padre Casimiro Malolepszy.

No Centro Histórico da capital, a celebração dos 190 anos da Revolta dos Malês na Bahia foi marcada, no sábado (25), por apresentações musicais de grupos de samba na Praça das Artes, no Pelourinho, além de cortejo, com a participação de cerca de 1.200 pessoas. 

Já no porto da cidade, houve, no domingo (26), a visitação pública aos navios da Esquadra Brasileira, Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” e o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia, do Rio de Janeiro.  A Setur-BA ofereceu receptivo, com roda de capoeira, minitrio e baianas típicas distribuindo fitinhas do Bonfim.

Na Boca do Rio, a 39ª Lavagem da Ladeira atraiu moradores do bairro e visitantes, com cortejo de baianas e arrastão afro. Na feira de São Joaquim, no Galpão de Água de Meninos, foi realizada mais uma edição do Samba do GAM, com o grupo Bambeia e o cantor Dan Mocidade como atrações.

Eventos no interior – Na zona turística Costa do Descobrimento, a 5ª edição do Festival Jazz Trancoso movimentou a badalada vila do município de Porto Seguro com apresentações de nomes como Mateus Aleluia, Aldeni Ramos, Paixão Sul, trio Pepe Semenzato e Pedro Nezzo, no palco do Bosque,  e da Filarmônica Lyra Popular, encerrando o evento no domingo (26), na área do Quadrado.

Em Chorrochó, no sertão baiano, foram encerrados os festejos em homenagem ao Senhor do Bonfim. A festa, que começou no dia 16 e terminou no domingo (26), reuniu cerca de 50 mil pessoas, com programação de shows e apresentações culturais. O tradicional cortejo reuniu milhares de pessoas pelas ruas da cidade.

Também no sertão, em Ribeira do Pombal, a Festa Tradicional da Boca da Mata atraiu, no sábado (25), um público de cerca de 10 mil pessoas, com show de Silvano Salles e outras atrações.

Nos Caminhos do Sudoeste, no município de Anagé, a 2ª Montaria Clara Oliveira, realizada em um trajeto de 5 quilômetros, que parte da comunidade de Araticum até a igreja do distrito de Salobroa,  reuniu 70 vaqueiros e um público de cerca de 1.500 pessoas.  

A Setur-Ba apoiou ainda a Lavagem de Subaúma, no município de Entre Rios, na Costa dos Coqueiros.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo