Religião

Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos se torna patrimônio imaterial da Bahia

Celebração é realizada desde o período colonial, com registros a partir de 1820. A festa incorpora vários elementos de tradições africanas, como música, dança e rituais.

Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi declarada patrimônio imaterial da Bahia neste sábado (19), em decisão publicada no Diário Oficial do Estado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

De grande relevância para comunidade afro-brasileira, a celebração é realizada desde o período colonial, com registros a partir de 1820, e tem forte relação com a Irmandade do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. O templo azul que se destaca no Centro Histórico da capital baiana foi fundado no século 18 por negros escravizados.

A festa incorpora vários elementos de tradições africanas, como música, dança e rituais, e é marcada por missa cantada, sermão e procissão matinal que percorre o Centro Histórico até a sede da igreja no Largo do Pelourinho.

A festa incorpora vários elementos de tradições africanas, como música, dança e rituais, e é marcada por missa cantada, sermão e procissão matinal que percorre o Centro Histórico até a sede da igreja no Largo do Pelourinho.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A Igreja da Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo, mais conhecida como Igreja do Rosário dos Pretos, foi fundada em 1685, por uma das primeiras irmandades dos homens pretos do Brasil. A atual Igreja do Pelourinho começou a ser construída em 1704 pela própria Irmandade, pelos próprios irmãos negros, incluindo escravos. A imagem barroca de N.S. do Rosário, de 1685, foi transladada da Sé e está no altar-mor.

Como outros grupos da colônia, os negros se organizavam em agrupações religiosas de ajuda mútua, as chamadas irmandades ou confrarias e eram particularmente devotos de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito.

Festas:
Santo Antônio de Categeró (2º dom janeiro)
São Benedito (Último dom abril)
Santa Bárbara (4/dez)
Aniversário da Irmandade (2/jul)
Festas dos santos negros (Elesbão, Efigênia), e N. Sra. Senhora dos Anjos, N. Sra. do Rosário (último dom de out).
Missas:
Dom  (Nossa Senhora) às 9h.
Seg (Memória antepassados) às 9h.
Ter (Sto António de Categeró) às 18h.
Última qua/mês (Sta Bárbara) às 18h.
Primeira qui/mês, (São Benedito) às 18h.
Sex (reza terço dos Homens) às 18h.
Instagram: @irmandadedoshomenspretos

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo