Evento do povo de terreiro exalta ancestralidade com oficinas temáticas em Vitória da Conquista
O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima foi palco de uma série de atividades em celebração ao Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé (21/03), instituído no Brasil em 2023, no Governo Lula. O sábado, 23, foi marcado por palestras, oficinas temáticas e um momento de confraternização que reuniu os povos de terreiro de Conquista e região.
O encontro promoveu o conhecimento e a valorização das tradições afro-brasileiras, incluindo atividades como “Batendo nos couros: oficina para Ogans”, “Poder das ervas sagradas”, “Ede Yorùbá e a linguagem do Candomblé”, “Aprendendo com os mais velhos: vivências da Umbanda conquistense”, “Saberes e fazeres da Nação Angola/Kongo” e “A tradição de terreiro na constituição do movimento negro conquistense”, além de uma apresentação teatral realizada pelo Terreiro Ile Àṣẹ Ìmọ́lẹ̀ Ọ̀run.
O evento foi realizado pela Associação de Educadores e Educadoras Populares da Bahia, com apoio do COMPPIR (Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), da SECULT (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) e dos mandatos do Deputado Federal Waldenor Pereira (PT) e do Vereador Alexandre Xandó (PT).