Cultura
Empreendedores de Cajazeiras têm primeiro encontro formativo sobre cooperativismo na Pré-Flin
A semana começou com uma partilha de conhecimentos sobre cooperativismo entre microempreendedores de Cajazeiras e o Governo do Estado. Como parte da Pré-Flin (Festival Literário Nacional), a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Fundação Pedro Calmon (FPC), iniciou uma série de encontros formativos sobre empreendedorismo, formalização e êxito na gestão autônoma nesta segunda-feira (16).
O objetivo dos encontros é permitir a aproximação da comunidade local e o firmamento de uma parceria que contribua para a promoção da economia solidária na região. Segundo Igor Teixeira, representante do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), o fortalecimento do cooperativismo possibilita que os grupos se auto sustentem e dependam menos das políticas públicas.
No Brasil, 296 mil pessoas estão empregadas em 6.586 cooperativas, conforme dados divulgados pela Setre. “Daí a importância desse encontro e da reunião de grupos de empreendedores para acesso a essa formalização, destacando facilidades como o microcrédito e a importância da geração de renda dentro da economia solidária e do desenvolvimento mesmo do trabalho de vocês”, frisou a coordenadora de inovação e fomento à economia solidária da Setre, Mércia Porto.
As atividades com os empreendedores continuam até o início de novembro, quando termina a Pré-Flin. O segundo encontro está agendado para a quarta-feira (25), às 14h, no Centro Cultural Edson Souto, na Fazenda Grande do Retiro.
Pré-Flin
Nos próximos meses, a Pré-Flin promove diversas atividades junto à comunidade local. Além de reuniões com empreendedores de Cajazeiras para formações sobre Empreendedorismo e Cooperativismo, estão previstos bate-papo e atividades educativas por meio do Transformaê, com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de Poema-Cartaz e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas; e aulão pré-ENEM sobre a História da Bahia na história do Brasil nos próximos três meses com jovens vestibulandos.
Flin
O Flin é um projeto do Governo do Estado, executado através da Secretaria de Cultura (Secult) e coordenado pela FPC, com apoio das secretarias de Administração (Saeb), de Comunicação Social (Secom), da Educação; do Meio Ambiente (Sema), da Saúde (Sesab), da Setre, de Políticas para as Mulheres (SPM), de Promoção da Igualdade Social (Sepromi), de Tecnologia e Ciência (Secti) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Bahiatursa, Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural (Funceb).