Em Brasília, governador se reúne com ministro Wellington Dias e diretor da Anvisa

Cumprindo agenda em Brasília, nesta terça-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, para tratar sobre o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com foco nas modalidades Leite e Alimentos.
Na ocasião, a Bahia apresentou projetos para manter e ampliar o programa, com prioridade para atender populações em situação de vulnerabilidade, incluindo povos indígenas e quilombolas. Também foram discutidas ações voltadas à estruturação da assistência social nos municípios baianos, especialmente os de menor porte.
A reunião de trabalho integrou as equipes do MDS e do Governo da Bahia, e contou com a participação da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, e do secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.
“Estamos fazendo um balanço dos investimentos do Governo Federal na Bahia, avaliando o avanço que nós estamos tendo no combate à pobreza e à fome e buscando apoio para novas iniciativas”, comentou o governador.
Anvisa
Ainda durante a agenda em Brasília, Jerônimo participou de uma audiência com o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Daniel Meirelles, para tratar da regularização dos registros dos kits diagnósticos utilizados no SUS.
“Viemos em busca de certificações para atender às exigências da parceria de desenvolvimento produtivo com o Ministério da Saúde e com a empresa chinesa Hotgen”, explicou o governador, que esteve acompanhado pela secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana.
A titular da Saúde destaca a importância da parceria com a Anvisa na certificação e nos pós-registros dos testes e diagnósticos. “Todo esse processo vai ajudar a gente a impulsionar a Bahiafarma na retomada da nova indústria na Bahia e no Brasil, produzindo para o SUS”, enfatizou Roberta Santana.
Parceria entre a empresa chinesa Hotgen Biotech e a Bahiafarma garante a produção, com transferência de tecnologia, de testes rápidos para detectar casos de Zika, Dengue, COVID-19, Hepatites B e C, Sífilis e Malária.