Direto do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta segunda-feira (17)

O pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta segunda-feira (17), foi marcado, entre outros temas, pelas homenagens ao bicentenário da Polícia Militar do Estado da Bahia. Os trabalhos foram conduzidos pelos deputados Fabrício Falcão (PC do B) e Samuel Junior (Republicanos), que se revezaram para também fazer uso da tribuna.
Marcone Amaral (PSD) parabenizou seu correligionário, o prefeito de Coaraci, Miltinho do Axé, e sua equipe de gestão pela dinâmica na administração, em pouco tempo de trabalho. Destacou que o gestor já garantiu emendas, através do deputado federal Paulo Magalhães (PSD), e também junto ao seu mandato, em articulação com o Governo do Estado.
Hilton Coelho (Psol) relatou que outras casas legislativas têm solicitado a peça jurídica do seu mandato, acatada liminarmente pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, que anulou a eleição para Presidência da ALBA. Ele também tratou sobre os concursados de Camaçari, convocação e cadastro de reserva; e sobre o plano de carreira do Judiciário baiano.
Samuel Junior (Republicanos) criticou a atuação do Governo Federal diante da alta nos preços de alimentos, como o café e ovos, citando promessas de campanha do presidente Lula e sua queda de popularidade em pesquisa recente. Também saudou o bicentenário da PM da Bahia, lembrando que a ALBA terá uma sessão especial alusiva à efeméride.
Fabrício Falcão (PC do B) se associou aos colegas no tributo aos 200 anos da PM. Ele relatou ainda reunião entre secretários do Governo da Bahia e representantes de setores empresariais, sociedade civil e políticos de Vitória da Conquista, para discutir temas relevantes, como duplicação da BR-116 e construção do Centro de Convenções da cidade.
Robinson Almeida (PT) aproveitou a data para saudar, além dos 200 anos da PM baiana, os 217 anos da Faculdade de Medicina da Bahia. O petista se solidarizou com trabalhadores da Coelba, empresa que ameaça retirar o período do carnaval como folga. Por fim, defendeu o presidente Lula das críticas e ataques da oposição, confiando no êxito do seu governo.
Matheus Ferreira (MDB) agradeceu a medalha que recebeu, pela manhã, da Polícia Militar baiana, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, deputados e autoridades militares. O emedebista ressaltou que “a gratidão é a maior tesouro dos humildes”, ao parabenizar a instituição pelo bicentenário de existência.
Olívia Santana (PC do B) citou estudo do Dieese que, segundo a deputada, revela o impacto da especulação de setores financeiros no aumento dos preços de alimentos. Lembrou das chamadas ‘filas do osso’ do governo passado e afirmou que, com Lula, o Brasil saiu do mapa da fome. Ela também parabenizou os 217 anos da Faculdade de Medicina da Bahia.
José de Arimateia (Republicanos) falou da expectativa dos trabalhos dos colegiados, agradecendo pela eleição como presidente da Comissão de Meio Ambiente. Registrou ainda moção de aplausos pelos 200 anos “de história, dedicação, bravura e serviços prestados pela PM, referência de segurança e dedicação ao bem-estar da população”.
Rosemberg Pinto (PT) destacou o programa Bahia Alfabetizada, encaminhado para ALBA pelo governador Jerônimo Rodrigues, adiantando que pedirá prioridade na CCJ e, ao líder da minoria, dispensa de formalidade para incluir na pauta. Em resposta a Samuel Junior, o petista afirmou que o presidente Lula é “um aliado na redução dos preços de alimentos”.