Política
Direto do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta quarta-feira (12)
![](https://bahiaalerta.com.br/wp-content/uploads/2025/01/materia_bahia_alerta_eleicao-da-mesa-diretora-da-alba-acontece-dia-3-de-fevereiro-780x470.jpg)
O pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta quarta-feira (12), contemplou a fala de todos os parlamentares inscritos, que se revezaram na tribuna para defender suas pautas e posicionamentos, registrar visitas e críticas, entre outras ações. Os trabalhos foram conduzidos pelos deputados Samuel Junior (Republicanos), Marcone Amaral (PSD) e Fátima Nunes (PT).
Marcone Amaral (PSD) registrou a entrega, pela manhã, de 10 novos leitos de UTI em cuidados cardiovasculares do Hospital Ana Nery, parabenizando o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana. Também agradeceu a ambos pelas obras no Hospital de Base de Itabuna, unidade da qual foi presidente ano passado.
Samuel Junior (Republicanos) criticou a fala do presidente Lula, na abertura do Encontro de Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, sobre gestores usarem o SUS e colocar seus filhos em escola pública. Citou a frase “faça o que eu mando, não faça o que eu faço”, ao lembrar que Lula usa o Sírio Libanês, e “que seus filhos estudaram nas escolas mais caras do Brasil”.
Hilton Coelho (Psol) defendeu novas eleições na ALBA, após decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF, que afastou o deputado Adolfo Menezes (PSD) da Presidência do Legislativo. O psolista disse que o assunto está ‘na boca do povo’ e lembrou que, em 2017, seu partido também entrou na justiça contra a reeleição do então presidente Marcelo Nilo.
Manuel Rocha (UB) ratificou sua alegria e gratidão aos colegas pela recondução na presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural, acompanhado do vice Ricardo Rodrigues (PSD). Ele reafirmou o caráter itinerante do colegiado, para ouvir ‘in loco’ as demandas e anseios dos produtores, tanto do agronegócio quanto da agricultura familiar.
Fátima Nunes (PT) agradeceu seus correligionários por escolhê-la, mais uma vez, como líder do PT na ALBA, além da indicação para compor as comissões de Agricultura, Meio Ambiente e dos Direitos da Mulher. Ela também saudou o governador Jerônimo Rodrigues pela participação na aula inaugural das escolas de rede pública estadual essa semana.
Zé Raimundo Fontes (PT) falou de sua expectativa de muita produtividade legislativa, esse ano, nas comissões permanentes, agradecendo seus pares pela eleição como presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle. O parlamentar também celebrou, em seu discurso, os 45 anos do PT, destacando seu legado de transformações sociais.