Política
Direto do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), dessa terça-feira (20)

O pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), dessa terça-feira (20), contemplou a fala de todos os oradores inscritos, que registraram suas agendas e defenderam suas pautas e posicionamentos. A sessão – conduzida pela presidente do Parlamento baiano, deputada Ivana Bastos – foi acompanhada pelos servidores do Judiciário baiano, mobilizados pela votação do PL que trata do plano de cargos e salários da categoria.
Hilton Coelho (Psol) agradeceu à presidente Ivana Bastos pela deliberação em publicar no Diário Oficial do Legislativo, nesta quarta-feira (21), o PL dos servidores do Judiciário, exaltando a luta da categoria. Também saudou o Dia do Pedagogo, protestando contra a Prefeitura de Salvador por não atender ao pleito dos educadores pelo pagamento do piso.
Robinho (UB) questionou a aprovação, com ressalvas, das contas do ex-governador Rui Costa pelo pleno do TCE, em desacordo com parecer de auditores do órgão. Abordou ainda a situação de isolamento do Extremo Sul baiano com interdição da ponte sobre o rio Jequitinhonha na BR-101 e a quase inexistência de voos diretos da região para Salvador.
Raimundinho da JR (PL) relatou que o caso da ponte sobre o rio Jequitinhonha foi discutido com o ministro Renan Filho (Transportes) nesta segunda (19), em Feira de Santana. Também elogiou Robinson Almeida (PT) pelo debate sobre as obras do VLT do Subúrbio e parabenizou a presidente Ivana Bastos pela medalha recebida em Goiás.
Pedro Tavares (UB) cobrou ação conjunta dos governos estadual e federal para minimizar os transtornos com a interdição da ponte sobre o rio Jequitinhonha, relatando que os desvios estão “em péssimas condições”. Solicitou ainda asfaltamento de trecho da BA-046, que liga Bonito, na altura do distrito de Mato Rosa, a Canarana, passando por Cafarnaum.
Olívia Santana (PC do B) saudou a chegada da Caravana da Ciência na Bahia, com a presença da ministra Luciana Santos, com investimento de R$ 67,3 mi na área. Comemorou ainda a saída da ViaBahia das BRs pedagiadas, ao elogiar a assinatura, pelo ministro Renan Filho, das obras de duplicação do contorno de Feira de Santana.
Fabrício Falcão (PC do B) se associou à fala da colega, tratando como alívio a saída definitiva da ViaBahia. Também manifestou indignação com o “extermínio de crianças, mulheres e idosos, na Faixa de Gaza, pelo Exército de Israel”, citando alerta da ONU que estima que 14 mil crianças e mais de 10 mil idosos vão morrer de fome nos próximos dias.
Manuel Rocha (UB) registrou sua agenda no último final de semana, quando pode prestigiar o aniversário de emancipação política de municípios e entregar equipamentos frutos de emenda do seu mandato. Sábado (17), participou das festividades dos 164 anos de Condeúba, e no domingo (18), esteve em Palmas de Monte Alto, que completou 185 anos.
Alan Sanches (UB) chamou de “desastrosa” a gestão do governador Jerônimo Rodrigues, afirmando que “o PT já apresenta fadiga de material em quase 20 anos de poder na Bahia”. Para o deputado, as administrações petistas falharam nas políticas de saúde, educação e segurança, ressaltando que “a Bahia lidera, há 10 anos, o ranking de mortes violentas”.