Política

Direto do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia

A entrega de equipamentos para a saúde dos municípios baianos, o sucesso da Micareta de Feira de Santana e o Plano de Carreira dos Servidores do Poder Judiciário mobilizaram os discursos dos parlamentares durante o pequeno expediente dessa terça-feira (6). A sessão ordinária, realizada no Plenário Orlando Spínola, foi presidida pelo deputado Samuel JUnior (Republicanos), 1º secretário da Casa Legislativa.
 
Hilton Coelho (Psol) falou sobre o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos servidores da Justiça, o PL 25.491/2024, que desde o ano passado tramita na Assembleia. O parlamentar informou sobre uma Assembleia que acontecerá nesta quarta-feira, comandada pelo Sinpojud, o Sindicato dos servidores do Poder Judiciário da Bahia. O deputado também cobrou a aprovação do Plano de Carreira dos técnicos do Ministério Público Estadual.
 
Marcinho Oliveira (UB) discursou sobre o sucesso da Micareta de Feira de Santana. Disse que esteve na festa, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito José Ronaldo, enaltecendo os gestores pelo investimento no evento, que aqueceu a economia da cidade, com hotéis e restaurantes lotados. O deputado também elogiou o prefeito Marcelo Araújo, de Conceição do Coité, pela micareta da cidade, que gerou emprego e renda na Região do Sisal.
 
Leandro de Jesus (PL) subiu à tribuna para dizer que protocolou denúncia, na Corte Internacional de Direitos Humanos, contra o chefe do Executivo estadual pelas declarações feitas com relação ao ex-presidente Bolsonaro. Ele afirmou que os fatos ocorridos também serão denunciados ao Superior Tribunal de Justiça e anunciou que pretende protocolar, na Casa do Povo, um pedido de impeachment do governador da Bahia.
 
Euclides Fernandes (PT) também se pronunciou sobre o Projeto de Lei a respeito dos vencimentos do Poder Judiciário, solicitando que entre em pauta para discussão dos deputados e deputadas. O petista está preocupado ainda com a situação da Justiça em Jequié, que atende mais de 250 mil cidadãos. Ele lembrou que as diversas varas públicas estão sem juiz titular. “A base da democracia é o bom funcionamento do Poder Judiciário”, manifestou o deputado.
 
Rosemberg Pinto (PT) rebateu os posicionamentos do deputado Leandro de Jesus e frisou que o governador Jerônimo Rodrigues já reconheceu que se excedeu nas declarações e pediu desculpas àqueles que se sentiram ofendidos. O líder da Maioria defendeu o gestor estadual dizendo que ele já mostrou ser humano, humilde e que orgulha a Bahia. Rosemberg lembrou de atitudes do ex-presidente (como usar um tripé para insinuar que metralharia os petistas) para garantir que o ex-chefe da Nação não merecia a defesa do deputado do Partido Liberal.
 
Robinho (UB) apresentou manchetes de jornais da Bahia e do Sul do Brasil assegurando que o Governo do Estado recusou a execução do projeto piloto do Ministério da Justiça para a área da Segurança Pública. O parlamentar criticou também a licitação para contratar 1 bilhão de reais para o setor da propaganda, em cinco anos, a nível estadual. “Eu queria viver, eu queria morar na propaganda do Partido dos Trabalhadores”, afirmou o deputado Robinho.
 
Marcone Amaral (PSD) parabenizou o governador da Bahia e a secretária da Saúde, Roberta Santana, pela entrega de ambulâncias, beneficiando mais de 65 municípios baianos. Ele falou sobre o avanço da saúde na Bahia, ajudando a todos os municípios, sem cores partidárias, inaugurando hospitais, abertura de novos leitos e entrega de novos equipamentos para a área de saúde. “Sou testemunha deste trabalho fantástico”, finalizou o deputado.
 
Tiago Correia (PSDB) informou que a direção da Santa Casa de Misericórdia de Itambé, em negociação com os gestores municipais, voltou as atividades fazendo o atendimento dos pacientes no Hospital São Sebastião. O líder da Oposição aproveitou para solicitar ao Governo do Estado a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Itambé, evitando que a população viaje para Itapetinga e Vitória da Conquista para tratamento de saúde.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo