Política
Deputado Pedro Tavares defende reconstrução da aréolamamária das pacientes com câncer
O deputado Pedro Tavares (UB) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que dispõe sobre a reconstrução da aréola mamária dos pacientes acometidos pelo crescimento de células cancerígenas na mama e posterior acompanhamento com equipe médica multidisciplinar de nutrição, psicologia, enfermagem e assistência social.
A presente iniciativa, de acordo com o parlamentar, compreende uma filosofia holística de combate ao câncer de mama e seus efeitos. Entre as ações que deverão ser desenvolvidas, e determinadas pelo parlamentar no documento, estão incluídos palestras, debates, distribuição de cartilhas de orientação sobre o tratamento, o procedimento de reconstrução da aréola auxiliado com profissional de micro pigmentação e o acompanhamento multidisciplinar.
Ao justificar o PL, o legislador cita as estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e explica que o câncer de mama é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na mama, sendo o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele, e o primeiro em letalidade. Apesar dos dados alarmantes, sua ocorrência é relativamente rara antes dos 35 anos e nem todo tumor é maligno, já que a maioria dos nódulos detectados na mama é benigna.
O deputado ressalta que, quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Lembra ainda que em homens o câncer de mama é muito raro. A reconstrução da aréola é uma micro pigmentação paramédica que tem por finalidade devolver o formato mais próximo ao realismo da aréola mamária. Um dos diferenciais dessa iniciativa é agregar uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde para garantir total acolhimento e apoio psicológico nessa fase de grandes mudanças.
Pedro Tavares propõe também que todo mês deva-se realizar um evento de socialização, com palestras de médicos, psicólogos, terapeutas e pastores, para que as pessoas inscritas no projeto possam se sentir mais acolhidas, interagindo, trocando experiências e fortalecendo o conceito que “juntos somos mais fortes”.
“Dessa forma, a proposição tem por objetivo poder ajudar ao máximo de pessoas em todo o estado da Bahia com diagnóstico de câncer de mama, sendo homem ou mulher, que passaram por um processo oncológico e que tenham a necessidade de reconstruir a aréola, além de todo acompanhamento por uma equipe médica multidisciplinar”, concluiu o parlamentar do UB.