Política
Deputado Hilton defende criação de unidade de educação para população de rua
O deputado Hilton Coelho (Psol) defendeu junto ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, a criação de uma unidade móvel de educação para população em situação de rua. Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Hilton observou que a unidade deverá atender também catadores e catadoras de materiais recicláveis, além de elaborar estratégias de escolarização e educação para pessoas em extrema vulnerabilidade.
Na avaliação do parlamentar, a unidade móvel é um poderoso mecanismo de acesso à educação de forma desburocratizada, podendo contribuir com os princípios da universalização e emancipação dos sujeitos, visando o exercício real da cidadania.
“Mesmo sendo a educação escolar um direito humano fundamental, ela não é plenamente acessível a determinados segmentos da sociedade, e, mesmo quando o é, ainda não reconhece de forma ampla, a alteridade dos educandos”, afirmou o deputado no documento.
Para Hilton, o modelo escolar pautado na hierarquização de saberes acaba por gerar mais exclusão. “Quem não se encaixa nos modelos impostos, fica condicionado a situações de marginalização, tanto de ambientes escolares, quanto de trabalho, de espaços de cultura e de lazer”, argumenta.