Deputado Alex Lima destaca legado de Roberto Santos “de integração com a sociedade”
Foi “com profundo pesar” que o deputado Alex Lima (PSB) recebeu a notícia do falecimento do ex-governador Roberto Figueira Santos, aos 94 anos, ocorrido na última terça-feira (9). Na moção de pesar que apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar descreveu o ex-governador como um “homem público de muita personalidade e inteligência, respeitado por todos em nosso Estado por todo um legado de integração com a sociedade, carreira acadêmica e relevantes serviços prestados”.
Roberto Santos era médico “devotado”, graduado pela Universidade Federal da Bahia em 1949, com especializações nos Estados Unidos e na Inglaterra. Foi professor da Ufbaa, onde também ocupou o cargo de reitor entre os anos de 1967 a 1971. Ajudou a fundar Academia de Ciências da Bahia “e sempre militou por uma educação universitária pública, gratuita e de qualidade”. Ocupou diversos cargos públicos de relevância como secretário estadual de Saúde, deputado federal, governador do Estado da Bahia entre 1975 e 1979 e Ministro da Saúde durante o governo de José Sarney. “Culto, inteligente e estudioso”, era membro da Academia Baiana de Letras e da Academia Nacional de Medicina.
Deixou seis filhos e nove netos “saudosos, porém, orgulhosos da sua história digna de admiração e respeito”, destacou Alex Lima ao manifestar seu “pesar e sentimentos a toda família desse renomado professor, líder, cientista, médico e político, figura ímpar no Estado da Bahia”.