A deputada Maria del Carmen (PT) reassumiu, nesta terça-feira (15), o mandato parlamentar após período de licença médica iniciado no final de julho deste ano. Durante o tempo em que esteve afastada, a parlamentar foi substituída pela suplente Lucinha do MST (PT), que assumiu o posto entre 31 de julho e 15 de outubro. Apta para as atividades laborais, ela formalizou o desejo de retomar suas atividades no Legislativo através de requerimento publicado no Diário Oficial Eletrônico do Legislativo que circulou nessa terça-feira (15).
No documento, a deputada Maria del Carmen comunicou ao presidente Adolfo Menezes o seu desejo de reassumir as responsabilidades inerentes ao exercício do mandato como deputada estadual, para o qual não é necessário nenhum ato formal de posse. Ela simplesmente retornou ao exercício do mandato após a publicação do requerimento supracitado, com Lucinha do MST voltando à primeira suplência da Federação Partidária Brasil da Esperança.
Durante o período em que assumiu o mandato, Lucinha do MST ocupou a função de vice-presidente da bancada do PT, na ALBA, foi presidente da Comissão Especial da Promoção da Igualdade e titular das comissões de Agricultura e Política Rural e dos Direitos da Mulher.
Antes do afastamento, a deputada Maria del Carmen, entre outras funções, presidia a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e era vice-líder do Partido dos Trabalhadores, na ALBA, mas caberá ao líder da Maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), indicar a parlamentar para postos na estrutura parlamentar na Casa.