Conselheiros e conselheiras tutelares eleitos para o próximo quadriênio são diplomados
Nesta sexta-feira (1º), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) diplomaram os conselheiros, conselheiras tutelares e suplentes eleitos para o quadriênio 2024-2028. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (CIDCA).
A mesa de abertura do evento foi composta pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a delegada do Núcleo da Criança e Adolescente da Polícia Civil, Rosilene Correia, o presidente do Comdica, Joabe Oliveira, pelos membros da Comissão Especial Jerry Lavelle e Leda Freitas e pela nova conselheira tutelar, Elusane Putumuju.
Na fala de abertura, o secretário de Desenvolvimento Social destacou o papel fundamental que os conselheiros tutelares desempenham na garantia de direitos das crianças e adolescentes do município. Além disso, reforçou o compromisso da gestão municipal com a pauta da infância e adolescência, relembrando que a criação de um quarto Conselho Tutelar está prevista para o ano de 2024.
“Nos últimos quatro anos, nenhum município da Bahia tem vivido tantos avanços na política de direitos humanos da criança e do adolescente como Vitória da Conquista. Somos referência no atendimento não revitimizante de crianças e adolescentes. Também quero reforçar que o cuidado é um dos princípios basilares da atuação do conselheiro tutelar, por isso, esperamos que vocês se capacitem, estudem e adquiram conhecimento para exercer essa função da melhor forma possível”, afirmou Michael.
O presidente do Comdica, Joabe Oliveira, deu boas-vindas aos novos conselheiros e desejou sucesso e responsabilidade na nova jornada. “Esse é um momento de muita satisfação para todos. O diploma é mais um instrumento que reafirma que vocês são conselheiros tutelares. Agora, é preciso lembrar que vocês representam a sociedade na defesa dos direitos de crianças e adolescentes”.
Elusane Putumuju, conselheira tutelar eleita com mais votos este ano, decidiu que irá atuar no Conselho Tutelar Rural. “Espero que eu e os meus colegas possamos unir forças para enfrentar os desafios do nosso trabalho. Juntos iremos atender de forma eficiente as crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados”, relatou.