CONFIRMADO PRIMEIRO ÓBITO EM ITAPETINGA POR COVID-19
O óbito foi confirmado há poucos instantes pelo Prefeito Rodrigo Hagge
Lamentavelmente, foi confirmado a primeira morte por covid-19 (coronavírus) no município de Itapetinga.
Segundo o Prefeito, a confirmação se deu após análise laboratorial realizado no LACEN (Laboratório Central do Estado).
A paciente havia dado entrada na UPA com sintomas do coronavírus, porém não era possível antes da análise laboratorial confirmar o motivo do óbito.
A vítima era uma mulher de 28 anos, chamada Rafaela J. Silva.
Segundo afirmações do Prefeito durante a live transmitida via Facebook e Instagram há poucos instantes, a paciente não foi monitorada pela equipe de Vigilância Epidemiológica do Município.
Isso indica que todas as pessoas que mantiveram contato com a vítima, podem estar sob sérios riscos de contágio.
Entretanto, é necessário que providências sejam tomadas, pois não se sabe ao certo se as pessoas próximas à vítima foram colocadas em isolamento, ou se andam livremente pelas ruas de Itapetinga. Não há informações se estas pessoas passaram ou não, pela coleta de material biológica para posteriormente serem analisados pelo LACEN.
São várias dúvidas e poucas certezas. Quanto menor a qualidade e transparência na informação, maior será o medo e a insegurança da população.
O sinal vermelho está aceso! Se os protocolos preconizados pela OMS forem ignorados no município e o comércio for reaberto sem a garantia de que haja os materiais para assepsia e cuidados essenciais para combate e propagação do vírus, se abrirá um enorme risco e uma gigantesca janela para que a pandemia avance rapidamente e se corra o risco haver um grande número de vitimas fatais.
Vale a pena salientar, que o Secretário de Saúde, Hugo Souza, durante coletiva de imprensa realizada no último dia 1º de Abril, ao ser questionado por este redator, sobre EPIs aos garis, relatou que não existem os equipamentos sequer para os profissionais do próprio município, além de afirmar que o pouco que existe, está sendo utilizado somente pelos profissionais da área de saúde.
É importante também ressaltar, que o sistema de saúde de Itapetinga é extremamente reduzido e limitado, as chances de haver um colapso em função da disparada de infectados, face a capacidade de atendimento, irá reduzir de forma significativa, as chances de sobrevivência de pacientes que forem atacados de forma agressiva pelo vírus.