CARDEAL DOM SERGIO DA ROCHA PARTICIPA DO PRIMEIRO ENCONTRO, APÓS RENOVAÇÃO, DO CONSELHO DE CARDEAIS
O Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, está em Roma, onde participa da primeira reunião do Conselho de Cardeais, após ter sido nomeado como membro, pelo Papa Francisco. Este também é o primeiro encontro após a renovação do órgão, em 7 de março deste ano, que tem com o objetivo de ajudar o pontífice no governo da Igreja universal e para a reforma da Cúria Romana.
“É uma alegria estar participando desse primeiro encontro do Conselho de Cardeais, tendo sido nomeado pelo nosso querido Papa Francisco, a partir da própria vida de ministério e experiência no Brasil e na América Latina. É certo que não se trata propriamente de um representante da América Latina, mas, sem dúvida, eu trago no coração as alegrias e dores, as experiências vividas no âmbito da pastoral, da evangelização, da missão da Igreja no Brasil e na América Latina”, disse o Cardeal Dom Sergio da Rocha, em entrevista ao Vatican News.
De acordo com Dom Sergio, o Conselho de Cardeais é um espaço valioso de comunhão e de participação, em vista da missão da Igreja. “Nós temos procurado dialogar para poder discernir cada vez melhor sobre a missão da Igreja no mundo de hoje, naturalmente colaborando com o Papa Francisco, mas confiante sempre na ação do Espírito Santo, procurando esse discernimento sempre tão necessário para que a Igreja possa cumprir cada vez melhor a sua missão evangelizadora”, afirmou.
Dom Sergio falou, ainda, sobre a alegria de prestar este serviço à Igreja. “É uma graça fazer parte desse Conselho de Cardeais, mas não é uma honraria, porque é um serviço que se presta à Igreja. Eu tenho a alegria de prestar esse serviço contando sempre com as orações de tantos irmãos e irmãs, que estão unidos, acima de tudo, ao Papa Francisco, rezando por nós nesse Conselho, mas rezando sempre por nosso querido Papa Francisco, muito unidos a ele. O Conselho de Cardeais é uma maneira de expressar essa comunhão de toda a Igreja com o Papa, trazendo colaboração da vivência que temos em cada Continente”, concluiu.