Esportes

LUTO NO FUTEBOL: EX-TÉCNICO E JOGADOR VALDIR ESPINOSA MORRE AOS 72 ANOS

Título mais expressivo foi o mundial de clubes de 1983 pelo Grêmio

Faleceu aos 72 anos de idade, o ex-técnico e jogador de futebol, Valdir Espinosa. Ele não resistiu e morreu após complicações pós-operatórias no intestino, na manhã desta quinta-feira, deixando para trás um currículo de treinador cujo principal título é o Mundial de Clubes de 1983, pelo Grêmio .

Desde dezembro de 2019, Espinosa exercia a função de gerente técnico do Botafogo , no reencontro com o clube pelo qual foi campeão Carioca de 1989. Um título histórico para o alvinegro porque encerrou o período de 21 anos na fila.

Gaúcho de Porto Alegre, Espinosa foi formado na base do Grêmio e estreou no profissional em 1968, sendo campeão estadual. Mas a carreira como lateral-direito não durou mais do que uma década, com passagens por Vitória, CRB e Esportivo-RS.

Como técnico/gerente, foram cerca de 40 anos de atividade. Espinosa teve Otto Glória, que o comandou no Grêmio, como melhor exemplo de treinador.

Espinosa treinou vários gigantes do futebol Brasileiro, no Rio passou por, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Em São Paulo, comandou Corinthians, Palmeiras e Portuguesa. Somou passagens por outros clubes grandes fora do eixo e experiências na Arábia Saudita, no Paraguai, onde foi campeão nacional duas vezes com o Cerro Porteño, e no Japão.

Apesar de linha dura, os atletas comandados por Espinosa guardam boas lembranças do treinador, que certamente será lembrado como um dos grandes do futebol.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo