CACIQUE BABAU PEDE PROTEÇÃO AO GOVERNO DA BAHIA E DO MP FEDERAL
Rosivaldo Ferreira da Silva, o Cacique Babau, dos Tupinambás de Olivença-BA, um dos maiores líderes indígenas do país, pediu proteção para sua família ao Governo do Estado da Bahia e ao Ministério Publico Federal. O fato ocorreu após Babau ter recebido informações de que estaria em andamento um suposto plano de execução que teria como alvo à família de Babau e índios da aldeia.
Babau é líder na terra Indígena Tupinambá, localizado entre os municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, que possui 47 mil hectares onde vivem mais de 4.600 índios.
Segundo Babau, uma fonte o informou que estariam acontecendo reuniões em Itabuna com a presença de fazendeiros e policiais que preparavam um plano para incriminar índios de tráfico de drogas, além de criar um cenário para simular um tiroteio que culminaria com a morte de 03 irmãos de Babau.
No plano, eles seriam parados em uma blitz de fiscalização, evento em que armas e drogas seriam plantadas nos carros dos índios, seria feito o flagrante com ampla divulgação na imprensa baiana.
Em declaração ao Jornal Folha de São Paulo, Babau relatou o seguinte: ” O que a fonte relatou é que agora é só uma cúpula de fazendeiros bem pequena, com alguns políticos e pessoas ligadas as policias Civil e Militar. Foi discutido como fazer para tomar o território Tupinambá das mãos dos índios e voltar para a mão deles”.
Babau isentou na qualidade de instituições as Policias Civil e Militar, pois segundo ele isso teria a participação de infratores que estão dentro das forças policiais. O caso está sendo investigado e será acompanhado também pela PGR (Procuradoria Geral da República), que se comprometeu a cobrar efetividade nas investigações e garantir que a família de Babau não sofra nenhum tipo de investida.