BP ENTREVISTA: UM PAPO COM DEPUTADO FEDERAL FÉLIX MENDONÇA JR.
A redação do BP manteve conversa via telefone com o Deputado, que nos disse muita coisa interessante, confira!
Há poucos instantes, conversamos via telefone, com o Deputado Federal pelo PDT da Bahia, Félix Mendonça Júnior. Pautamos em nosso dialogo, nuances da politica municipal de Itapetinga, Estadual e Federal. O Deputado, como é de costume, não fez “arrudeios” pra responder questionamentos. Direto e com olhar crítico, não fugiu as suas características. Abaixo a transcrição do nosso “bate papo”;
Política de Itapetinga
Redação BP: Iniciando nossa conversa, vamos falar a respeito da política itapetinguense. Recentemente, o Vereador Hilderico Nogueira (Tiquinho-PDT), esteve visitando o Deputado na capital. O que o Deputado pode nos dizer sobre os assuntos pautados:
Dep. Félix: Dentre os assuntos tratados por nós, conversamos a respeito da política municipal, falamos a respeito de estratégias para crescimento do PDT em Itapetinga, para tornar o partido cada vez mais forte e também conversamos sobre a sucessão da presidência da Câmara.
Redação BP: Nos bastidores locais, surgiu a informação de que o Deputado teria dialogado com o Prefeito Rodrigo Hagge, colocando a disposição o nome de Tiquinho para sucessão da presidência, essa afirmação é verdadeira?
Dep. Félix: Temos sim essa pretensão, e o nome indicado pelo partido é o de Tiquinho, porém, a informação de que eu dialoguei com o Prefeito Rodrigo Hagge a respeito não é verdadeira.
Redação BP: Nessa visita ao seu gabinete, o atual Presidente da Câmara, Valquírio Lima, esteve acompanhando Tiquinho, isso gerou especulações de que Valquirão poderia trocar o PSD pelo PDT. O que o Deputado pode dizer a respeito?
Dep. Félix: Sim! O Presidente Valquirio Lima esteve comigo na ocasião, juntamente com Tiquinho e formalizei o convite para que ele faça parte do PDT, é um quadro importante da política de Itapetinga, mantém uma relação muito boa com Tiquinho e ele tem as portas abertas para desembarcar no PDT.
Política Estadual
Redação BP: Recentemente, o Presidente Nacional do PDT, Carlos Luppi, esteve na Bahia para dialogar com o partido e com ACM Neto. O PDT, está 100% fechado com ACM, ou ainda existe possibilidade de um regresso à base governista?
Dep. Félix: O PDT já tem sua posição tomada há cerca de 2 anos, o PDT tem independência e entendemos que chegou o momento da política baiana receber oxigenação, o PT governa há 16 anos. A alternância de poder é importante no processo democrático e nosso entendimento é que chegou a hora de promover essa mudança, sendo assim, não existe possibilidade do PDT regressar à base governista. Tenho uma relação respeitosa com todos, mas nosso rumo está definido.
Redação BP: Notamos que o afastamento do PDT da base governista se deu nas eleições municipais de 2020. Está correto?
Dep. Félix: Sim! Está correto. Sempre digo que o PDT tem independência, não fazemos política de “lagartixa”, o nome posto pelo PT nas últimas eleições na capital, não trazia a densidade necessária para fazer uma política de cabeça erguida, a composição criada fugiu do projeto político, pareceu muito mais uma necessidade pessoal do Governador. Outra aspecto é importante a ser destacado, é que os partidos devem ser tratados de forma igualitária, nenhum partido pode ser tratado com privilégios em detrimento aos outros.
Redação BP: Qual o futuro político do Deputado Félix, a manutenção do mandato como parlamentar, ou vice de ACM Neto? Se houver convite formal por parte de ACM, o Deputado aceitaria?
Dep. Félix: No momento eu sou candidato a reeleição como Deputado Federal, contudo, se houver a formalização de um convite para compor como vice, iremos avaliar.
Política Nacional
Redação BP: O PDT tem candidatura própria com o nome de Ciro Gomes. Se eventualmente ACM optar por outro nome que não seja o de Ciro, isso pode criar alguma dificuldade para o PDT, no sentido da base oposicionista tentar cobrar outra postura do PDT?
Dep. Félix: Não Fred! Nosso diálogo com ACM é muito franco e aberto, ele sabe que nós do PDT marcharemos com Ciro Gomes, dentro desse diálogo, temos convidado Neto para compor com Ciro Gomes. Mas o PDT marcha com Ciro para Presidente.
Durante a conversa, O Deputado Félix Mendonça Jr., teceu duras críticas ao atual governo, pelo desempenho negativo da Bahia nas áreas de Educação e Segurança Pública, apontando os índices registrados a nível nacional e que deixou a Bahia má posicionada nos apontamentos.
Para finalizar, disse ao Deputado que registrasse uma mensagem as lideranças do PDT, Tiquinho, Vereador e Presidente da sigla em Itapetinga, o ex-vereador Romildo Teixeira e o Vereador Valdeir Chagas, que ocupa o 4º mandato pelo partido, além da militância do partido na cidade.
“Aos amigos e parceiros Tiquinho, Romildo e Valdeir, deixo meu abraço fraterno, são figuras importantes no quadro do PDT e quem vem ao longo dos anos mantendo e ampliando o espaço de destaque do PDT no Município, juntamente com toda nossa militância”.
Para finalizar minha mensagem é essa: “Preparem a galinha caipira, pois quero chegar em Itapetinga em breve para dialogar muito com todo nosso grupo, temos muitas coisas para serem pautadas, sobretudo sobre o momento que a Bahia e o Brasil vem enfrentando. Em breve estarei por aí”!